A Força Aeroespacial Colombiana garante a manutenção de seus caças Kfir com um novo acordo com a Israel Aerospace Industries

De acordo com a comunicação oficial recentemente divulgada pela Força Aeroespacial Colombiana (FAC), foi anunciada a assinatura de um novo acordo com Israel para garantir a manutenção da frota de aeronaves IAI Kfir. Este contrato, firmado com a Israel Aerospace Industries (IAI) em 27 de dezembro de 2024, tem um valor de U$D 7.199.455 e abrange a manutenção programada do principal meio de combate da FAC.

A medida busca preservar a capacidade de superioridade aérea do país, em cumprimento à missão constitucional da FAC de proteger a soberania e garantir a interdição aérea. Como antecedente, vale lembrar que, em março de 2024, no contexto de um incidente diplomático entre Colômbia e Israel após declarações do presidente Gustavo Petro sobre a situação entre Israel e Palestina, havia sido anunciada a suspensão da compra de material militar de empresas israelenses.

Essa decisão gerou incerteza nas Forças Armadas Colombianas, já que Israel é um dos principais fornecedores de equipamentos e armamentos para o país. A medida afetou diretamente a disponibilidade dos caças Kfir, cuja operacionalidade depende do suporte técnico e das peças de reposição fornecidas pela IAI. Sem a manutenção adequada, a frota corria o risco de ficar fora de serviço até o final de 2024.

A assinatura deste novo acordo representa uma mudança na postura adotada em março passado, permitindo a continuidade operacional dos Kfir, que atualmente estão em processo de substituição.

É importante destacar que o contrato não prevê a aquisição de novas aeronaves nem de sistemas de armas, mas exclusivamente o suporte técnico especializado para manter a operacionalidade da frota, conforme os protocolos de confiabilidade estabelecidos.

Um dos últimos desdobramentos operacionais informados da frota de IAI Kfir ocorreu no final de 2024 sobre a cidade de Leticia. Nessa operação, a Força Aeroespacial Colombiana realizou uma missão de treinamento e patrulha com a participação de dois caças-bombardeiros Kfir e um avião-tanque KC-767 Júpiter. Esse exercício fez parte dos planos estratégicos de defesa aérea, voltados para fortalecer a capacidade de resposta em uma região crucial para a segurança do país.

Apesar da continuidade na manutenção da frota, a FAC segue com o processo de avaliação para a substituição definitiva do Kfir. Entre as opções consideradas estavam o Dassault Rafale, o Eurofighter Typhoon, o F-16 Fighting Falcon e o Saab Gripen.

Recentemente, surgiu a proposta de aquisição de oito caças F-16 A/B Block 15 ex-Força Aérea da Jordânia. Essas aeronaves, fabricadas entre 1980 e 1981, foram entregues à Jordânia entre 1997 e 1998 sob um esquema de leasing, após terem sido utilizadas anteriormente pela Força Aérea e pela Guarda Nacional Aérea dos Estados Unidos.

Os aviões oferecidos, armazenados desde 2008 no Centro de Manutenção e Regeneração Aeroespacial (AMARC), na Base Aérea Davis-Monthan, no Arizona, possuem 25% de vida útil remanescente. A proposta inclui as fuselagens com números de série 80-0554, 80-0567, 80-0578, 80-0589, 80-0594, 80-0596, 80-0618 e 80-0619. Enquanto a FAC avalia essa e outras alternativas, a assinatura do novo contrato com a IAI garante a operacionalidade dos Kfir a curto prazo, permitindo que a Colômbia mantenha sua capacidade de defesa aérea enquanto define o futuro de sua aviação de combate.

Fotografias utilizadas apenas para fins ilustrativos.

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