Coceira em cães: remédios caseiros para amenizar os sintomas

A coceira canina é um problema muito comum. Apesar de prejudicial, existem algumas dicas caseiras que tutores podem seguir para ajudar a amenizar a coceira em cães.

A imagem mostra um cachorro desconfortável

Dermatologista destaca que se a coceira for excessiva, o tutor deve procurar ajuda especializada – Foto: Divulgação/Freepik/ND

Segundo a dermatologista veterinária Luísa Vestina, o ideal, quando a coceira canina é excessiva, é procurar ajuda especializada. Isso por que pode ser o sintoma de problemas mais sérios de saúde.

Por isso, para ajudar na coceira em cães, é preciso buscar o tratamento indicado pelo veterinário.

O tratamento pode variar, dependendo do que está causando a coceira. Muitas vezes, a coceira é um sintoma de problemas de pele, como dermatite.

Também pode estar associada com alergias e outros fatores da saúde. Por isso, é preciso ficar atento aos sinais de desconforto, como:

  • Coceira constante;
  • Lambidas excessivas;
  • Mordidas na pele;
  • Vermelhidão na pele;
  • Queda de pelos na área afetada.

Remédios caseiros a coceira em cães

Segundo a veterinária Beatriz Berbel, apesar de ser necessário buscar ajuda veterinária para tratar a coceira, existem algumas dicas caseiras, que podem naturalmente amenizar o desconforto para os caninos.

Aveia coloidal

Uma forma de amenizar a coceira em cachorros é utilizando a aveia coloidal. A solução nada mais é do que grãos de aveia bem moídos, que possuem propriedades calmantes quando processado.

Como utilizar: a aveia moída deve ser adicionada na água durante o banho do cachorro. A mistura ajuda a acalmar a pele irritada do pet, aliviando a coceira.

Camomila

Conhecida pelas propriedades calmantes e anti-inflamatórias, a camomila também pode ser usada para minimizar a coceira em cachorros.

A imagem mostra uma compressa sendo usada no tratamento de coceira em cães

O chá de camomila, na temperatura ambiente, deve ser usado para fazer compressas no local afetado, acalmando a pele – Foto: Divulgação/Freepik/ND

Como utilizar: o chá de camomila, na temperatura ambiente, deve ser usado para fazer compressas no local afetado, acalmando a pele.

Aloe vera

Outra forma de combater e hidratar a pele irritada do pet é utilizando o gel de babosa. Com benefícios naturais de hidratação, pode acalmar a pele do animal.

Como utilizar: basta cortar uma folha de babosa e remover a casca e a camada que contém o látex. Depois, o gel natural deve ser aplicado na pele afetada.

Óleo de Coco

Com propriedades antibacterianas e antifúngicas, o óleo de coco é uma ótima alternativa para minimizar os efeitos da coceira canina.

Como utilizar: aplique uma pequena quantidade de óleo de coco na pele afetada do cão.

Vinagre de Maçã

Muito utilizado na cozinha, o vinagre de maçã, quando diluído em água, pode ser utilizado para diminuir a coceira.

Como utilizar: o vinagre de maçã precisa ser diluído em água e borrifado no local afetado para aliviar a coceira.

Óleo de lavanda

Um óleo essencial conhecido pelas suas propriedades calmantes também pode ser útil para diminuir a coceira: o óleo de lavanda. Quando aplicado no local afetado, pode reduzir a irritação da pele.

Como utilizar: aplicar com cuidado algumas gotas na região afetada.

Seguindo as dicas, é provável que a irritação e o desconforto causado pela coceira na pele de seu pet diminuam. Porém, caso o problema continue, é preciso levar o cão para um veterinário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.