Hélice vai para o Pátio da Estação em Caxias do Sul

O Instituto Hélice, um ecossistema de inovação alavancado por grandes empresas da Serra Gaúcha, terá uma sede nova no ano que vem em um endereço badalado de Caxias do Sul: o Pátio da Estação em Caxias do Sul. 

Inaugurado em 2022, o Pátio da Estação tem 11 mil metros quadrados de salas comerciais, espaços gastronômicos e de eventos em um local que já abrigou vinícolas tradicionais, dentro do complexo da antiga estação de trens da cidade.

O Instituto Hélice terá 1,4 mil metros quadrados, divididos em duas partes: um dos prédios fica embaixo do Villa Basílico, espaço de eventos; e o outro fica na esquina da Rua Olavo Bilac.

O Instituto Hélice foi fundado em em 2019 por Randon, Florense, Marcopolo e Soprano, quatro grandes empresas sediadas na Serra Gaúcha, pólo industrial do Rio Grande do Sul. 

No momento, ele está instalado no TecnoUCS, o parque tecnológico da UCS, a maior universidade de Caxias do Sul.

“Nosso principal objetivo do momento é a construção do hub. Entendemos que ele será um divisor de águas da inovação aberta na Serra Gaúcha. Nele, teremos um espaço de conexão para todas as hélices do ecossistema, alavancando negócios, inovação e a região como um todo”, explica Salissa Paes Festugato, diretora-executiva do Instituto. 

Até o momento, o Hélice investiu R$ 4,5 milhões em 22 startups por meio de fundo específico. 

O Speed Hélice, programa de aceleração feito em parceria com o Sebrae e a Prefeitura de Caxias do Sul, já contemplou mais de 30 startups em três edições. 

A Escola da Inovação, uma iniciativa conjunta com FSG, UCS e Uniftec já formou 120 alunos, sendo que mais 24 estão em formação na turma em andamento. 

Atualmente, o Hélice conta com seis empresas mantenedoras, 13 associadas e 11 apoiadoras. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.