Como não exagerar na alimentação no Natal? Nutricionista explica

O mês de dezembro é repleto de comemorações, confraternizações, férias e outras atividades que envolvem, na maioria das vezes, cardápios mais elaborados. Para quem está em processo de reeducação alimentar, estas tentações podem gerar dúvidas e, se não forem administradas da maneira correta, episódios de compulsão ou culpa, por exemplo.

  • Quer mais dicas de bem-estar e saúde? Então, siga @likemagazinebr no Instagram!

Como não exagerar no Natal?

O primeiro passo é entender que está tudo bem alterar a rotina alimentar nas datas de comemoração! Considerando a véspera e a data oficial do Natal e do Ano-Novo, temos somente quatro dias. Não são os “exageros” vividos nestes momentos que afetarão, a longo prazo, sua saúde.

Diante disso, não se culpar é uma das principais dicas da nutricionista da Jasmine, Karla Maciel. Em caso de exageros, a indicação da profissional é retornar à rotina saudável no dia seguinte. “O equilíbrio é construído ao longo do tempo, não em um único evento, ainda mais quando é algo tão especial como as festividades”, relata.

Ao mesmo tempo, é importante evitar pensamentos que ‘extravasam’ esse sentimento, como “já que é final de ano, vou comer tudo o que puder”. Assim, você evita a sensação de mal-estar, desconforto e culpa.

Jantar de Natal
Freepik
  • Quer seguir com a Like Magazine no Spotfiy? Então ouça o podcast Like 103.3!

Na hora da comemoração…

A profissional sugere, ainda, não chegar às festividades com muita fome. Faça lanches leves antes dos eventos, avalie as opções disponíveis antes de iniciar a refeição e pense no que deseja comer. Fazer escolhas ‘ativas’ e não agir no automático é importante nesse momento.

Servir pequenas porções é a instrução da especialista. Assim, você experimenta o que deseja e não sobrecarrega o prato com apenas um preparo. No momento da refeição, Karla sugere comer devagar, saborear os preparos e se atentar aos sinais de saciedade. Intercalar bebidas alcoólicas com água, caso vá consumi-las, é importante não só pensando no processo de reeducação alimentar.

Karla também indica aplicar a atenção plena durante as refeições. “O mindful eating é a prática de comer com plena atenção, focando nos sinais do corpo de fome e saciedade, nas sensações e nos sabores dos alimentos, e no momento presente, sem distrações. Isso significa estar consciente do que, como e por que você está comendo, reduzindo comportamentos automáticos e impulsivos”, explica.

  • Newsletter: cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine!

O post Como não exagerar na alimentação no Natal? Nutricionista explica apareceu primeiro em Like Magazine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.