Revisão nos minutos finais, prova adaptada e atrasado: os candidatos do Enem em Belo Horizonte


Mais de 60 mil inscrições foram confirmadas na capital mineira; portões dos locais de prova foram fechados às 13 horas. Minas Gerais é o estado com o segundo maior número de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A estimativa é que 393 mil estudantes prestaram a prova neste domingo (03), segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Em Belo Horizonte, 60.656 inscrições foram confirmadas. Uma delas é do engenheiro Samuel de Moura Carreiro Santos, que está em busca de uma segunda graduação. É a sexta edição do Enem que ele participa e vai tentar Medicina pela terceira vez.
Enem 2024: o mineiro Samuel de Moura Carreiro Santos é formado em Engenharia e vai fazer o Enem pela sexta vez.
Alexandre Ribeiro/TV Globo
Samuel usou os minutos finais antes do fechamento dos portões para revisar conteúdos.
“A gente tenta ficar relembrando todos os conceitos, principalmente da Redação, que é muito ampla e pega a gente de surpresa todos os anos. Então eu gosto de usar esses momentos para chegar quente, com a cabeça já funcionando para fazer a prova. Se Deus quiser, vai ser meu último Enem”.
Prova adaptada
Enem 2024: Joaquim Lucas tem 15 anos e vai fazer o Enem pela primeira vez, como treineiro.
Alexandre Ribeiro/TV Globo
O estudante Joaquim Lucas, de 15 anos, está no 1º ano do Ensino Médio e vai fazer a prova pela primeira vez, como treineiro. “Fiquei curioso para saber como é a prova. É uma expectativa enorme. E para ir se preparando também, para no terceiro ano, já estar valendo. Eu escolhi Direito”, conta.
Joaquim foi diagnosticado com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e dislexia, e pode fazer uma modalidade adaptada do exame. A mãe dele, Jessimar Carvalho, explicou que uma pessoa vai ler a prova ele e outra vai transcrever. “Na escola, ele já tem esse apoio, mas no Enem, o padrão é diferente. Essa inclusão na prova é extremamente importante”.
Um minuto atrasado
Felipe Silva, de 28 anos, chegou um minuto atrasado e não conseguiu entrar no local de prova: “estava de carro de aplicativo. Teve um acidente no caminho, que deu uma agarrada no trânsito”.
Enem 2024: Felipe Silva, de 28 anos, chegou um minuto atrasado e não conseguiu entrar
Larissa Bernandes/TV Globo
Ele é encarregado de obras e quer fazer Engenharia Mecânica. Disse que vai continuar tentando e voltará para fazer o segundo dia de prova, na semana que vem.
“Agora é continuar sereno. Independente do percurso que a gente pegue no caminho, não podemos desistir. Imprevistos acontecem, mas a gente não desiste. Somos brasileiros.”
Primeiro dia do Enem
Neste domingo (03), foram aplicados os exames de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, além da Redação. São 45 questões em cada área do conhecimento. Já a redação pode ter até 30 linhas.
O tema da redação deste ano é “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
Vídeos mais vistos do g1 Minas:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.