Conheça o avião chinês COMAC C919

COMAC C919

Essa semana o C919 da COMAC “Commercial Aircraft Corporation of China” entrou em evidência no Brasil após o CEO da Total Linhas Aéreas anunciar a aquisição do modelo da aeronave.

Nas redes socias foi um alvoroço nos comentários com alguns defendendo e outros criticando. Mas afinal, qual a configuração do C919. Muita coisa ainda é novidade já que a aeronave não está operando em nenhuma companhia aérea fora da China, único país que homologou a aeronave até o momento.

O COMAC C919 é um avião comercial de fuselagem estreita desenvolvido pela fabricante chinesa de aeronaves COMAC. O programa de desenvolvimento foi lançado em 2008. A produção começou em dezembro de 2011, com o primeiro protótipo sendo lançado em 2 de novembro de 2015. o voo inaugural ocorreu em 5 de maio de 2017. Em 29 de setembro de 2022, o C919 recebeu seu certificado de tipo CAAC. A primeira aeronave foi entregue à China Eastern Airlines em 9 de dezembro de 2022 e colocada em serviço comercial de passageiros em 28 de maio de 2023.

Motores

O C919 usa o motor GE Safran CFM International LEAP-1C, as variantes do LEAP são 1A, 1B e 1C. A de Airbus, B de Boeing e C de COMAC. Quanto aos motores o LEAP dispensa comentários. É o motor que menos problema está dando na categoria. Tem alguns ajustes como desgaste dos bicos de injeção de combustível, mas nada grave de tirar de operação a aeronave como anda acontecendo com o PW.

Motor LEAP-1C
Motor LEAP-1C

 

Configuração

Sua configuração padrão permite levar de 158 a 197 passageiros 3×3, mesmo padrão da Airbus e Boeing na categoria. A Air China optou pela configuração mais espaçosa com 158 assentos – oito na primeira classe e 150 na econômica.

Seu alcance normal é de 5500 KM. A COMAC anunciou que desenvolveria uma versão encurtada e uma alongada do jato de passageiros – semelhante às subvariantes oferecidas para a família concorrente Boeing 737 MAX e Airbus A320neo.

Fuselagem e Estrutura

A aeronave foi sendo projetada e desenvolvida em Xangai. As caixas de asa central e externa, painéis de asa, ailerons e flaps estão sendo fabricados no centro de Xi’an, na China. As seções centrais da fuselagem estão sendo fabricadas em Hongdu, também na China.

A estrutura da aeronave é feita de uma liga de alumínio. A caixa central da asa é feita de compostos de fibra de carbono. A aeronave tem um comprimento de 38,9 m, envergadura de 35,8 m e altura de 11,95 m. A fuselagem da aeronave terá 3,96 m de largura e 4,16 m de altura. As dimensões da aeronave são quase semelhantes às do Airbus A320.

A aviônica desenvolvida pela joint venture AVIAGE SYSTEMS, a GE Aviation.

A GE Aviation é um fornecedor importante do C919, fornecendo o seguinte por meio da AVIAGE SYSTEMS: o sistema de gerenciamento de voo TrueCourse™, sistema de manutenção de bordo, gravador de voo aerotransportado aprimorado, monitores de espera e unidades de interface remota.   

A AVIAGE SYSTEMS está fornecendo o sistema aviônico modular integrado no C919. Este sistema é o sistema de informação central e a espinha dorsal das redes e eletrônica do avião e hospeda as funções aviônicas, de manutenção e de utilidade do avião.

joint venture Honeywell, HBAS e  HonFei 

  • Sistema de energia auxiliar

Unidade de Energia Auxiliar (APU) HGT750, juntamente com o Kit de Instalação da APU e o Sistema Gerador de Partida da APU. A APU HGT750 foi especialmente desenvolvida para o C919, que é derivada da legada 131-9APU da Honeywell que voou mais de 100 milhões de horas.

  • Rodas e freios

Solução de freio de carbono, fornecida pela joint venture HBAS da Honeywell em Changsha, China.

  • Pacote de controle de voo

A solução fly-by-wire integrada, fornecida pela joint venture HonFei da Honeywell em Xi’an, China.

  • Pacote de Navegação

Informações de navegação como velocidade do ar, altitude e posição.

Seu orçamento de desenvolvimento anunciado foi de CN¥ 58 bilhões ( US$ 9,5 bilhões ), mas seu custo real foi estimado em bem mais de CN¥ 125 bilhões ( US$ 20 bilhões ).

COMAC C919 cockpit
COMAC C919 cockpit

 

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