A Força Aérea Brasileira inicia os estudos para realizar a renovação de sua frota de aviões EMB-110 Bandeirante

O Comando da Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou a coleta de informações para realizar um Estudo de Viabilidade visando futuramente substituir a aeronave de transporte Embraer EMB-110 Bandeirante. Esta análise ocorre por meio de uma Solicitação de Informações (Request For Information – RFI), enviada ao mercado aeronáutico com o objetivo de identificar possíveis fornecedores capazes de atender aos requisitos da FAB.

A futura aquisição deverá atender às missões de transporte de passageiros e carga para as próximas décadas, com atenção especial à região amazônica, onde a infraestrutura aeroportuária e de pistas de pouso é limitada, além das condições climáticas específicas dessa área. Espera-se que a aeronave selecionada seja de asa alta, bimotora e equipada com rampa ou porta de carga, conforme informado pelo portal Aeroin.

Após a conclusão do Estudo de Viabilidade, o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) da FAB será responsável por avaliar os resultados. Caso o projeto avance, os requisitos técnicos, logísticos e industriais da aeronave serão detalhados para o início do processo de licitação.

Creditos: FAB

A FAB destacou que a autorização para receber as respostas ao RFI e a apresentação destas pelas empresas interessadas não implicam compromissos para o Comando da Aeronáutica ou para os fornecedores, uma vez que o RFI é apenas um instrumento preliminar para análise da viabilidade do projeto. Vale ressaltar que, além da FAB, o EMB-110 é operado por empresas de transporte regional, conta com a versão P-95 “Bandeirulha,” destinada a tarefas de controle e patrulhamento marítimo.

Imagens utilizadas apenas para fins ilustrativos.

Pode lhe interessar: Com o desdobramento da fragata “Defensora” na África, a Marinha do Brasil realizou exercícios com a Marinha da Namíbia

La entrada A Força Aérea Brasileira inicia os estudos para realizar a renovação de sua frota de aviões EMB-110 Bandeirante aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.