JEKTA inicia testes de voo da aeronave elétrica anfíbia PHA-ZE 100 em escala 1:9

JEKTA inicia testes de voo da aeronave elétrica anfíbia PHA-ZE 100

A JEKTA, fabricante suíça da aeronave anfíbia PHA-ZE 100, iniciou os testes de voo com um protótipo em escala 1:9 do hidroavião anfíbio PHA-ZE 100. Utilizando um motor elétrico distribuído para extrair energia das baterias de bordo, os testes verificarão as configurações aerodinâmicas e hidrodinâmicas da aeronave de produção. O modelo controlado remotamente gerará dados representativos da aeronave em tamanho real para verificar e confirmar os resultados da modelagem computacional já concluída.

Após as simulações digitais, espera-se que os testes em ambiente real forneçam dados valiosos sobre o desempenho da aeronave durante o pouso, o taxiamento e a decolagem da água. Para otimizar todo o potencial dos testes de voo, o protótipo aerodinâmico em escala 1:9 será usado para os trabalhos de verificação inicial. Dois hidroaviões anfíbios estão sendo modificados como aeronaves de prova de conceito e serão usados ​​posteriormente para validar os dados digitais e reais combinados. Os bancos de ensaio ultraleves especialmente projetados reduzirão ainda mais os riscos do programa e subsidiarão modificações detalhadas no projeto antes da construção do protótipo em escala real.

“Após extensos testes e simulações virtuais, nossos engenheiros estão entusiasmados para começar a voar o protótipo 1:9. Os testes de voo representam um marco importante em nossa jornada para levar aeronaves anfíbias elétricas de última geração a operadores em todo o mundo”, afirma o CEO e cofundador George Alafinov. “Voar com os modelos em escala e os ultraleves modificados coloca a JEKTA um passo mais perto de voar com um protótipo em escala real do PHA-ZE 100, confirmando que estamos no caminho certo com os planos de introduzir nossa nova aeronave na rede global de transporte aéreo em 2030. Os testes representam uma excelente oportunidade para mostrarmos o progresso até o momento e o potencial futuro do PHA-ZE 100 a investidores e clientes.”

Os testes de voo do protótipo 1:9 estão sendo realizados em um local não divulgado e a conclusão está prevista para setembro. A equipe da JEKTA já adquiriu vasta experiência em projetos de aeronaves anfíbias por meio da produção de mais de 90 hidroaviões ultraleves e bimotores monomotores. Alafinov acrescenta: “Estamos nos baseando em anos de experiência em aeronaves anfíbias, baseando nossos bancos de ensaio em tamanho real em aeronaves ultraleves projetadas por nós. Essa experiência significa que nossos clientes podem ter certeza de que o PHA-ZE 100 foi construído sobre bases sólidas por engenheiros que entendem como testar com sucesso a aplicação real do projeto de aeronaves anfíbias.”

O JEKTA PHA-ZE 100 já conta com mais de US$ 1 bilhão em compromissos futuros de clientes e está programado para iniciar a produção em sua unidade de Payerne em 2028/29.

A JEKTA participará do show aéreo de Paris no Pavilhão Suíço, Pavilhão 4, B63.

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