Presidente do partido Novo x PT: ‘Governo Lula é analógico em um mundo digital’

partido Novo x PT

Presidente do partido Novo x PT: ‘Governo Lula é Analógico em um mundo digital’ – Foto: Patrícia Costa/ND Mais

O presidente do Partido Novo, Eduardo Ribeiro, não poupou críticas ao governo Lula em entrevista exclusiva ao portal ND Mais e reforçou o embate partido Novo x PT. Segundo ele, o atual governo tem “preguiça para governar”, falta de liderança política e ainda recorre a modelos perigosos para tratar temas delicados como a regulação das redes sociais.

“O governo Lula é péssimo, parece que tem preguiça, não tem vontade de governar. É um governo analógico em um mundo digital”, afirmou Eduardo Ribeiro, presidente do Novo.

Ele criticou uma recente fala de Lula (PT) durante viagem à China, onde o presidente sugeriu ao líder chinês Xi Jinping que enviasse um representante para ajudar o Brasil a tratar sobre a regulamentação das redes sociais. Para Eduardo Ribeiro, a proposta é absurda.

“Coisa mais absurda. Imagina, um país ditatorial, autoritário como a China, que censura as redes sociais […] Lá só tem as redes sociais que o governo permite e são censuradas, inclusive pessoas são censuradas, presas ou até mortas pelo regime. Então é esse tipo de exemplo que a gente quer trazer para o nosso país?”, disse Eduardo.

O presidente do Novo ainda afirmou que Lula atua apenas para agradar sua base ideológica. “Ele quer governar só para o seu próprio público e isso é muito perigoso. Nós seremos oposição até o final desse governo.”

Partido Novo x PT nas eleições de 2026

Para Eduardo Ribeiro, o campo da direita precisa entender que há um inimigo político comum: o PT.

“Hoje nós temos um adversário, todos na direita têm um adversário em comum, precisam ter, é o Lula, é o PT e é a sua coalizão que mantém esse governo, então nós precisamos lutar para vencê-los. As diferenças que fiquem para 2030 e 2034, agora eu considero pelo menos, pessoalmente, a eleição mais importante”, alertou.


Presidente do partido Novo x PT – Vídeo: ND Mais

Raízes do Novo: reação ao modelo petista

Eduardo Ribeiro também relembrou as origens do Partido Novo, fundado oficialmente em 2015, mas com ideias que começaram a ser discutidas ainda em 2010, no início do governo Dilma Rousseff.

Segundo ele, o partido surgiu como reação à condução econômica do PT. “As primeiras conversas foram no início do governo Dilma, quando ficou claro que as escolhas econômicas do PT levariam o Brasil à bancarrota. E foi o que aconteceu”, declarou.

Embate Partido Novo x PT começou antes mesmo da fundação do partido – Foto: Partido Novo/Divulgação

Para o presidente do Novo, o partido se posiciona como totalmente contrário ao que chama de “ideias econômicas heterodoxas” praticadas por figuras como Guido Mantega e Aloizio Mercadante. “Nunca funcionou, essa é a grande verdade”, completou sobre o embate partido Novo x PT.

Com uma postura firme de oposição, o Partido Novo se prepara para disputar espaço no cenário político em 2026, mantendo o PT como seu principal alvo e prometendo defender a liberdade econômica e civil como bandeiras centrais.

Presidente do partido Novo x PT – Foto: Novo/Divulgação

Adicionar aos favoritos o Link permanente.