A Força Aérea dos EUA planeja aposentar seus caças-bombardeiros F-15E Strike Eagle do Reino Unido

Durante as recentes audiências do Congresso dos EUA analisando a Solicitação de Autorização de Defesa para o Ano Fiscal de 2026, foi revelado que a Força Aérea dos EUA está planejando retirar seus caças-bombardeiros F-15E Strike Eagle do Reino Unido. Especificamente, as aeronaves atualmente estacionadas na RAF Lakenheath seriam mantidas lá até que o segundo esquadrão de caças F-35 pudesse ser totalmente formado e ativado, após o que retornariam ao território dos EUA como parte de um plano de recapitalização da frota de caças desenvolvido pela força.

A notícia em questão foi vazada pelo atual Chefe do Estado-Maior da Força Aérea dos EUA, General David W. Allvin, que, após ser questionado por senadores, afirmou que a intenção da instituição é manter apenas a aeronave stealth F-35 como plataforma de caça em território britânico. Por outro lado, embora tenha ressaltado que esta decisão ainda não foi confirmada pelas autoridades da força aérea, afirmou que uma das principais possibilidades em estudo é que pelo menos parte dos F-15E sejam transferidos para a Base Aérea Seymour Johnson (na Carolina do Norte) para reformar as plataformas utilizadas em missões de combate e treinamento.

Revisando algumas das declarações do General Allvin: “A decisão final ainda não foi tomada, mas conforme olhamos para o local de pouso certo para eles, aqueles que têm os motores -229 mais novos, versus os motores -220, Seymour Johnson tem os 220s, estamos analisando muito de perto a oportunidade porque Seymour Johnson será crítico para a comunidade F-15E e F-15EX no que diz respeito à unidade de treinamento e à unidade operacional para o E. Portanto, é certamente um local de pouso atraente, mas ainda não tomamos uma decisão final.”

Por outro lado, vale lembrar que a chegada dos caças americanos F-35 ao Reino Unido é um processo que já vinha sendo realizado desde dezembro de 2021, quando quatro aeronaves chegaram à citada base da RAF em Lakenheath para se integrarem ao 495º Esquadrão de Caça (apelidado de “Valquírias“) que havia sido formado recentemente. No ano seguinte, novas aeronaves furtivas chegaram para se juntar ao 493º Esquadrão de Caça (também conhecido como “Grim Reapers”), substituindo as antigas aeronaves F-15C.

Já neste ano, autoridades do Comando Europeu dos EUA confirmaram em uma declaração escrita ao Congresso que o primeiro esquadrão já estava totalmente operacional na base britânica em questão, ao mesmo tempo em que declararam que o segundo esquadrão deveria estar ativo no outono europeu. O documento, publicado em abril, também sugeriu que, uma vez estabelecida essa capacidade, os modelos F-15 seriam aposentados: “Esses dois esquadrões substituirão as aeronaves de quarta geração atualmente estacionadas na Europa por capacidades mais avançadas de quinta geração”.

*Imagens utilizadas para fins ilustrativos

Você pode estar interessado em: Reino Unido apresenta proposta oficial para equipar a Força Aérea da Turquia com 40 novos caças Eurofighter

La entrada A Força Aérea dos EUA planeja aposentar seus caças-bombardeiros F-15E Strike Eagle do Reino Unido aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.