Zenvia fatura quase R$ 1 bilhão

A Zenvia fechou o ano passado com um faturamento de R$ 960 milhões, aumento de 19% em comparação com 2023.

Essa é a boa notícia. A má é que o lucro caiu 10%, para R$ 345 milhões, o que a empresa atribuiu a maior participação da linha de negócios de envio de SMS na receita, assim como menores margens na área de software para comunicação. 

A área de SMS (o que a empresa chama de CPaaS e é o negócio tradicional da Zenvia) cresceu nada 25%, enquanto as novas áreas, oriundas de aquisições nos últimos anos, cresceram 8%. 

Os resultados trazem alguns pontos de interrogação sobre o futuro da Zenvia, que no começo do ano anunciou uma virada de rumos, incluindo inclusive a possibilidade de vender o negócio de SMS e apostar as fichas no chamado Zenvia Customer Cloud, uma solução que integra diferentes aquisições. 

“A IA deixou de ser uma promessa e se tornou a base da nova era de relacionamentos entre marcas e consumidores. Por isso, o Zenvia Customer Cloud — que passa a ser o nosso core business — nasceu com a inteligência artificial em seu DNA”, aponta Cássio Bobsin, CEO da Zenvia. 

O Zenvia Customer Cloud já foi adotado por aproximadamente 6 mil empresas, das quais 20% são clientes internacionais, mas gerou apenas R$ 180 milhões em receitas em 2024. 

Apesar da aposta, porém, a participação da área de soluções de comunicação na nuvem na receita ficou um pouco abaixo de 20%, o que é menos do que os 30% do começo do ano, quando a Zenvia anunciou uma mudança de rumos.

VIRADA

Numa entrevista ao site Brazil Journal em janeiro, Bobsin anunciou um corte de 15% no time (algo em torno de 150 funcionários) e disse estar avaliando vender o negócio de SMS.

Foi uma revelação de impacto, porque a Zenvia foi fundada em 2003 com foco nesse mercado, que permite que empresas façam o disparo em massa de SMS, para fazer coisas como autenticação de dois fatores numa abertura de conta bancária.

Como qualquer um que tem um telefone sabe, o SMS não chega a ser exatamente uma tecnologia da moda e a quantidade de casos de uso está caindo há algum tempo já. 

Provavelmente tendo isso em conta, a Zenvia investiu em uma série de aquisições, das quais a maior foi a Movidesk, uma companhia catarinense que oferece soluções de help desk e service desk como serviço, comprada por R$ 611 milhões em 2022. 

Com esse um mix de soluções, e um discurso afiado com direito a uma estética futurista, a Zenvia abriu capital em julho de 2021 na bolsa americana Nasdaq, um fato inédito para uma empresa brasileira desse porte.

O problema é que desde então as ações caíram muito, indo de um preço inicial de US$ 19 para US$ 1,30 hoje (a metade do valor de janeiro).

O problema todo é que os investidores veem a Zenvia como um player de SMS (o que, pelo menos nos resultados, é verdade), o que leva a um tipo de avaliação do potencial do negócio muito inferior aos de empresas de software. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.