Moradores de cidade no sul da Bahia furam bloqueio do DNIT e atravessam ponte sobre o rio Jequitinhonha


Trecho da BR −101 em Itapebi, no sul da Bahia, está completamente bloqueado desde o dia 5 de maio. Moradores relatam dificuldades para chegar até a cidade após a interdição. Moradores furam bloqueio da ponte sobre o Rio Jequitinhona no sul da Bahia
Os moradores de Itapebi, cidade do extremo sul da Bahia, furaram o bloqueio feito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) da ponte sobre o rio Jequitinhonha, interditada desde o início de maio. A passagem é uma importante conexão entre a zona rural e o centro da cidade, e o bloqueio tem causado transtornos aos moradores.
Conforme informações da TV Bahia, os moradores relataram que estudantes tem realizado o trajeto a pé, já que os ônibus não podem atravessar a ponte. Depois disso, os alunos pegam outro transporte para seguir a viagem. Além disso, a maioria dos moradores da cidade estão no distrito de Ventania e no povoado de Caiubi, e tem dificuldade para fazer a travessia.
O bloqueio total da ponte sobre o rio Jequitinhonha foi anunciado pelo DNIT no dia 2 de maio e começou no dia 5, às 0h. Segundo o órgão, o trecho da BR-101 está com a estrutura precária, já que as conclusões técnicas dos testes realizados previamente apontaram pela inviabilidade de execução dos serviços de reabilitação da ponte, como era previsto.
Moradores de cidade no sul da Bahia furam bloqueio do DNIT e atravessam ponte sobre o Rio Jequitinhonha
Reprodução/TV Bahia
O trânsito de veículos pesados no trecho estava suspenso desde janeiro. Agora, a ponte precisará passar por uma obra. Para isso, será realizada uma contratação emergencial para a elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia e de execução da obra “garantindo, assim, uma solução estrutural confiável e duradoura e em conformidade com as diretrizes do DNIT e com as normas técnicas brasileiras vigentes.” Apesar disso, o órgão não detalhou uma data para o início da obra.
O DNIT sugere como rotas alternativas os seguintes trajetos:
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes sugere rotas alternativas
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
Rota 1
O percurso inicia-se em Itabuna, pela BR-415, até o entroncamento com a BR-116, em Vitória da Conquista. A partir desse ponto, segue pela BR-116 em direção à divisa entre Bahia e Minas Gerais, chegando ao município de Cachoeira de Pajeú, em Minas Gerais, no entroncamento com a BR-251.
Em seguida, a rota continua pela BR-251/MG até a BR-367/MG, no município de Almenara, e prossegue até a BR-101 na cidade de Itagimirim, na Bahia. Por fim, o trajeto segue até Eunápolis, no extremo sul da Bahia, totalizando 684 km. A BR-367 possui 40 quilômetros de um trecho não pavimentado no estado de Minas Gerais.
Rota 2
O percurso inicia-se em Itabuna pela BR-415 até o entroncamento com a BR-116, em Vitória da Conquista. A partir desse ponto, segue pela BR-116 no sentido da divisa entre Bahia e Minas Gerais, chegando ao município de Teófilo Otoni, no entroncamento com a BR-418.
Em seguida, a rota continua ao município de Nanuque na divisa dos estados de Minas Gerais e Bahia, e prossegue até a BR-101 no município de Teixeira de Freitas, totalizando 849 quilômetros.
Rota 3
Indicada para tráfego local de carros de passeio e veículos especiais como viaturas, ambulâncias, caminhões de abastecimento, ônibus e linhas de transporte
A rota chamada de “desvio da VERACEL”, percorre trechos de rodovias estaduais, sendo a BA-687 pavimentada, enquanto as BA-275, BA-658, BA-982 e BA-274 são não pavimentadas, totalizando uma distância entre Itabuna e Eunápolis de 249 quilômetros, e entre Itabuna e a BR-418 no município de Teixeira de Freitas de 451 quilômetros.
DNIT anuncia restrição do tráfego de veículos de carga na ponte sobre o Rio Jequitinhonha a partir de domingo
Reprodução/TV Santa Cruz
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
LEIA MAIS:
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia
Adicionar aos favoritos o Link permanente.