Cadeira de rodas em ação perigosa no trânsito de Niterói; vídeo

Um homem em cadeira de rodas foi flagrado se locomovendo entre os carros na Alameda São Boaventura, no bairro Fonseca, em Niterói. A cena foi registrada em vídeo e circulou nas redes sociais nesta terça-feira (20), gerando comentários de motoristas que acompanharam a movimentação.

O homem usava a cadeira de rodas em meio ao trânsito parado, entre ônibus, motos e carros. Motoristas ficaram surpresos com a situação, que aconteceu em um dos trechos mais movimentados da cidade. A data exata do caso não foi divulgada.

Leia também

  • Imagem ilustrativa da imagem Mario Kart em Niterói? Homem se arrisca na Alameda; vídeo

    Mario Kart em Niterói? Homem se arrisca na Alameda; vídeo

  • Imagem ilustrativa da imagem Soneca 'pesada' de idoso de 95 anos assusta família; vídeo

    Soneca ‘pesada’ de idoso de 95 anos assusta família; vídeo

  • Imagem ilustrativa da imagem Belo 'transforma' cinegrafista em cantor e cena viraliza; vídeo

    Belo ‘transforma’ cinegrafista em cantor e cena viraliza; vídeo

No vídeo, é possível ver uma viatura que parece ser da NitTrans, perto do suposto cadeirante, mas não há qualquer abordagem ou orientação por parte dos agentes.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, cadeiras de rodas não podem circular entre veículos. A orientação é que pessoas com mobilidade reduzida usem calçadas ou ciclovias sinalizadas.

O que diz a NitTrans

Ao ENFOCO, a NitTrans não confirmou o caso e informou que está apurando o caso para tomar providências. Leia, abaixo, a nota na íntegra. 

“A Prefeitura de Niterói, por meio da Niterói Trânsito S.A. – NitTrans, esclarece que, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), somente veículos devidamente registrados, licenciados e conduzidos por pessoas habilitadas podem circular nas vias públicas.

O uso da cadeira de rodas motorizada de forma a simular um automóvel – com adaptações que a descaracterizam como equipamento de mobilidade pessoal – representa grave risco à segurança do próprio usuário e dos demais que compartilham a via, além de ser incompatível com as normas de circulação e segurança previstas na legislação de trânsito.

A NitTrans está apurando o caso e tomará as medidas cabíveis, em parceria com os órgãos competentes”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.