Joule vai funcionar fora dos sistemas SAP

A SAP anunciou que também vai disponibilizar o Joule, seu assistente virtual baseado em inteligência artificial generativa, fora dos seus sistemas a partir do terceiro trimestre de 2025 — inclusive em português.

Durante o SAP Sapphire, evento anual da empresa que acontece em Orlando entre os dias 20 e 21 de maio, a multinacional destacou que o copiloto se transformará em um aplicativo que ficará sempre ativo enquanto os usuários estiverem trabalhando.

Isso acontecerá através de uma barra de ação com a tecnologia da WalkMe, plataforma israelense de adoção digital (DAP, na sigla em inglês) adquirida pela SAP por US$ 1,5 bilhão em 2024.

Essa solução vai estudar o comportamento do usuário e o contexto de negócios em qualquer aplicativo em nuvem, SAP ou não SAP.

A ferramenta vai encontrar dados, exibir insights, fornecer suporte e fazer recomendações em tempo real. Atualmente, o Joule reage a solicitações dentro de orientações específicas. Após o update, ela atuará de forma independente.

“Uma vez que o usuário fez o login no Gmail, ServiceNow ou LinkedIn, por exemplo, o Joule pode fazer o que o usuário permite. Se esse usuário não tiver certas permissões, a AI também não tem chance de ir adiante. É realmente apenas sobre o que o usuário vê na tela, o que está aberto e presente no seu fluxo de trabalho, para contextualizar dentro do Joule o ele vê”, explica Philipp Herzig, CTO da SAP.

INTEGRAÇÃO COM COPILOT

Antes disso, já no segundo trimestre de 2025, também entrará no ar a integração do Joule com o Microsoft 365 Copilot, permitindo que clientes em comum utilizem os recursos do Joule nas aplicações da americana. No terceiro trimestre, a integração vai se tornar bidirecional.

EXPANSÃO DE BUSCAS COM PERPLEXITY

A SAP também anunciou uma parceria com a Perplexity AI, empresa de São Francisco especializada em busca avançada com modelos de linguagem de grande escala (LLMs, na sigla em inglês).

Para responder às perguntas, hoje o Joule usa a estrutura de dados da SAP e conteúdos não estruturados das companhias clientes. Com a solução da americana, o assistente será capaz de buscar também em toda a web, incluindo notícias e informações públicas.

“Imagine que você está lendo as últimas notícias on-line sobre terrorismo e quer entender o que isso significa para o seu negócio em um país específico. O Joule será capaz de encontrar seus dados de negócios daquele país, entender esses dados e relacioná-los com as informações externas sobre o assunto para dar as respostas que você precisa”, exemplificou Christian Klein, CEO da SAP.

AGENTES DE AI

Outro anúncio da SAP no evento foi uma rede expandida de agentes de IA, gerando um ecossistema de agentes interoperáveis ​​que podem executar processos em todos os sistemas e linhas de negócios para antecipar, adaptar e agir de forma autônoma.

Alimentados pelos dados de negócios em tempo real e orquestrados pela Joule, os novos agentes abrangem a experiência do cliente (segundo trimestre de 2025), gestão da cadeia de suprimentos (quarto trimestre de 2025), gestão de gastos (quarto trimestre de 2025), finanças (terceiro trimestre de 2025) e gestão de capital humano (quarto trimestre de 2025).

Segundo a companhia, os agentes SAP vão utilizar recursos avançados de raciocínio, analisar problemas de negócios, coordenar-se entre sistemas e decidir quais ações devem ser tomadas.

FERRAMENTAS PARA DESENVOLVEDORES

A SAP ainda anunciou o AI Foundation, um sistema operacional para desenvolvimento de IA com ferramentas para construir, estender e executar soluções personalizadas.

Na plataforma, a empresa já introduziu mais de 60 novas e atualizadas capacidades, como um novo runtime de IA, novos serviços de avaliação e os mais recentes modelos de IA, como o Claude 3.7 Sonnet (Anthrophic) e o Gemini 2.5 (Google), além da família de modelos Zora AI, da Deloitte.

Algumas soluções já existentes da companhia vão ser aprimoradas, como é o caso do Joule Studio, parte do SAP Build que ajuda os desenvolvedores a criar IAs personalizadas, com disponibilidade geral prevista para o terceiro trimestre de 2025.

Também neste ano, devem entrar no ar o Knowledge Graph, que permite aos usuários explorarem dados diretamente no Joule, e o AI Hub, que utiliza a tecnologia SAP LeanIX para fornecer às organizações um inventário centralizado e governança para seus agentes de IA.

ESTRATÉGIA E FUTURO COM IA

“A nossa estratégia de AI é super simples, é formada por apenas três coisas: a Joule, os agentes da Joule e o AI Foundation no BTP, que está se tornando cada vez mais um sistema operacional de IA. Enquanto o Joule transforma a camada de experiência, os agentes do Joule transformam a camada de processo de negócio”, resumiu Herzig.

Para o futuro, o executivo ainda acrescentou que a SAP está trabalhando em uma nova parceria com a Neura Robotics e a NVIDIA para introduzir o Joule em um robô humanoide.

Um aparelho já foi treinado com a tecnologia Omniverse, da NVIDIA, com um modelo visual de inspeção para que o robô possa determinar, por exemplo, se uma manutenção é necessária.

Neste caso, o humanoide usa o Joule para interagir com o agente de manutenção no backoffice, submete uma foto e despacha isso para outro robô no armazém, que pega a peça necessária.

“Apesar dos robôs hoje conseguirem  se mover fenomenalmente, eles não entendem de negócio. Ainda. Porque os agentes do Joule vão realmente empoderar os robôs para alcançar resultados de negócios”, adianta Herzig.

O CTO prefere não cravar uma previsão de quando esses robôs estarão disponíveis em uma escala comercial, mas garante que isso vai acontecer.

*Luana Rosales participa do SAP Sapphire 2025, em Orlando, a convite da SAP.

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