Quando lavar o edredom? Entenda a frequência ideal para higienizar a roupa de cama

Ácaros e mofo estão entre os maiores causadores de alergia e hipersensibilidade, segundo o Ministério da Saúde. Com a casa fechada a maior parte do tempo, o inverno é a época propícia para que o incômodo surja na rotina, trazendo espirros, coriza e coceira. Algumas práticas podem diminuir a incidência destes problemas e, entre elas, saber quando lavar o edredom é fundamental.

  • Siga @likemagazinebr para mais dicas de decoração, beleza e moda!

Cada peça, um processo

Quarto com cama de casal e parede azul
@karineperes_

Edredom, colcha, cobertor e coberta são alguns dos nomes usados no Brasil para identificar as principais roupas de cama da estação. As opções se parecem, mas mesmo a variação de marcas é capaz de trazer orientações diferentes de limpeza. Por isso, a primeira recomendação para a higienização da peça é retornar ao site em que o item foi comprado ou consultar a etiqueta, se ela ainda estiver no produto. Caso não encontre a informação, vale consultar modelos semelhantes da marca.

De modo geral, a recomendação mais comum é optar pela lavagem sem alvejantes à base de cloro. Há, normalmente, restrição quanto ao uso de secadora — nessa etapa, você pode apoiá-lo em cadeiras ou em um varal de chão, por exemplo. Após, a indicação é não usar o ferro de passar e, além disso, não se aconselha a limpeza a seco.

  • Entre na comunidade da Like Magazine no WhatsApp!

Quando lavar o edredom?

Não há uma única resposta certa para a pergunta e tudo depende da frequência de uso. Nos casos em que o item é usado ao longo do ano, a recomendação costuma ser la-lo a cada três meses. Para modelos que passam a temporada quente guardados, é preciso higienizar antes do inverno e ao final, quando a peça retornar ao armário.

Quando o uso é frequente ou a tonalidade é clara, a sugestão é optar por capas de edredom, que protegem o item. A necessidade de higienização da parte interna se mantém, mas é possível prolongar a vida útil da peça e facilitar a limpeza de manchas, por exemplo.

  • Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine.

Trabalho semanal

A lavagem da roupa de cama é essencial para evitar problemas com alergias, indica o Ministério da Saúde. A recomendação, então, é fazer a troca do lençol, das fronhas e das capas de almofada semanalmente.

Outros cuidados precisam integrar a rotina dos moradores, como evitar espanadores ou produtos com odor, que podem piorar a irritação. A ventilação do cômodo é fundamental para evitar que as alergias atrapalhem os moradores. Por isso, o órgão recomenda manter as janelas abertas ao longo do dia. Lembre-se: a casa fechada é o ambiente perfeito para o desenvolvimento de ácaros e mofo.

Hora de descartar o travesseiro

Quando a alergia é recorrente e incômoda, não tem jeito: a indicação é descartar o travesseiro uma vez por ano, explica o Ministério da Saúde. Além disso, o órgão recomenda os modelos com espuma inteiriça e sugere evitar versões com penas e flocos. Outra solução, ainda, é proteger travesseiros e colchões. O conselho, nesse caso, é usar capas especiais contra ácaros.

  • Quer seguir com a Like Magazine no Spotify? Então, ouça o podcast Like 103.3!

O post Quando lavar o edredom? Entenda a frequência ideal para higienizar a roupa de cama apareceu primeiro em Like Magazine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.