Anvisa proíbe comercialização de duas marcas de azeite nos mercados brasileiros

Duas marcas de azeite brasileiras tem comercialização proibidas pela Anvisa

Duas marcas de azeite brasileiras tem comercialização proibidas pela Anvisa – Foto: Pixabay/ND

A comercialização, distribuição e fabricação de duas marcas brasileiras de azeite foram proibidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) após denúncias feitas pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária).

A determinação foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (20) e restringe a venda das marcas Quintas D’Oliveira e Alonso. O Mapa alertou que a marca brasileira Alonso não deve ser confundida com a chilena homônima, que permanece regularizada no mercado brasileiro.

Marcas de azeite usavam CNPJ sem registro e constavam em lista de fraudes do Mapa

Segundo a Anvisa, os azeites têm origem desconhecida, já que o CNPJ da empresa Comércio de Gêneros Alimentícios Cotinga Ltda., usada pelas marcas, não consta na base de dados da Receita Federal.

pessoa derramando azeite em bacia

Marcas de azeite brasileira e chilena tem mesmo nome, mas somente brasileiras tem comercialização proibida – Foto: Freepik/ND

Desde outubro de 2024, as marcas já integravam uma lista do Mapa com azeites considerados fraudulentos ou impróprios para consumo.

A reportagem do ND Mais tentou contato com a Comércio de Gêneros Alimentícios Cotinga Ltda. por telefone, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.