Aeronaves de ataque A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira interceptaram mais um voo irregular

Em 15 de maio, como parte de suas operações contínuas de controle e vigilância do espaço aéreo, a Força Aérea Brasileira confirmou a interceptação de uma aeronave irregular por sua aeronave de ataque A-29 Super Tucano. O voo, declarado irregular por falta de um plano de voo protocolado, desencadeou a ativação do protocolo de interceptação em coordenação com outras forças policiais e de segurança.

A aeronave em questão, identificada como EMBRAER EMB-810 SENECA III, realizava voo irregular no espaço aéreo brasileiro e foi detectada pelos radares de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV).

Após sua detecção, foram implementadas Medidas de Patrulhamento do Espaço Aéreo (APMM), que incluíram o envio de aeronaves da FAB para interceptá-lo, bem como diversos procedimentos estabelecidos para o tratamento desse tipo de voo irregular.

Essas medidas incluíram a realização de “…reconhecimento remoto e interrogatório da aeronave, seguidos de procedimentos de intervenção, incluindo ordens de redirecionamento e tiros de advertência como medida persuasiva”, realizados por um par de aeronaves de ataque A-29 Super Tucano.

Após os tiros de advertência, a tripulação da aeronave fez um pouso de emergência em um local não preparado, próximo à cidade de Altamira. Eles então atearam fogo ao avião e fugiram da área.

Segundo relatos, um carregamento de 200 quilos de entorpecentes foi encontrado entre os restos mortais, que foram apreendidos pela Polícia Federal. Os agentes foram transportados até o local por meio de um helicóptero H-60 ​​Black Hawk pertencente ao Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV) – Esquadrão Harpia.

Você pode estar interessado em: Embraer se prepara para entregar os primeiros aviões de ataque A-29N Super Tucano à Força Aérea Portuguesa

La entrada Aeronaves de ataque A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira interceptaram mais um voo irregular aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.