Na África, a Marinha do Brasil demonstra suas capacidades no exercício Obangame Express 2025.

Com o objetivo de fortalecer a cooperação internacional, elevar os níveis de interoperabilidade e expandir sua capacidade de resposta a crimes transnacionais no mar, a Marinha do Brasil está enviando a fragata classe Niterói “Defensora” (F-41) para a África como parte do exercício multinacional Obangame Express 2025. Realizado no Golfo da Guiné, o exercício reúne marinhas da África, Europa e Américas em uma série de atividades práticas focadas em segurança marítima.

O “Defensora” atracou no porto da Praia, em Cabo Verde, onde decorreu a fase terrestre da operação. Lá, além do treinamento técnico, foram organizadas visitas a bordo de militares estrangeiros, estudantes universitários e alunos de escolas locais, o que fortaleceu o intercâmbio cultural entre os participantes.

Desde o início do exercício, em 5 de maio, militares brasileiros realizam atividades conjuntas com a Marinha de Cabo Verde. O treinamento incluía embarque, inspeções, organização de grupos de visita e inspeção, comunicações navais e coordenação tática para operações combinadas. A partir de 9 de maio, teve início a fase marítima, com o Ouvidor assumindo papel ativo em patrulhas, missões de interdição, abordagem de embarcações suspeitas e operações de comando e controle.

O objetivo central do Obangame Express é unificar critérios e procedimentos para lidar com ameaças comuns na região, como pirataria, tráfico de drogas, tráfico de pessoas, contrabando e pesca ilegal, todos problemas persistentes nas águas do Golfo da Guiné.

Nesse sentido, o Contra-Almirante Antonio Braz de Souza, Comandante da 1ª Esquadrilha da Marinha do Brasil, declarou: “Participar do Obangame Express reafirma a confiança do Brasil no poder da cooperação e da interoperabilidade. Ao operar lado a lado com marinhas parceiras, demonstramos nossa prontidão, fortalecemos laços de confiança e contribuímos concretamente para a paz e a segurança no Atlântico Sul.”

Após o exercício, a Fragata Defensora continuará seu desdobramento ao longo da costa oeste africana como parte da Operação GUINEX V, um destacamento naval que busca consolidar a presença do Brasil em sua área marítima estratégica de interesse. Participarão desta nova fase marinhas de países como Argentina, Camarões, Espanha, Estados Unidos, França, Gana, Inglaterra, Itália, Nigéria e Senegal, entre outros.

*Créditos da imagem: Marinha do Brasil.-

Você pode estar interessado em: O Reino Unido confirma a intenção do Brasil de adquirir os navios anfíbios HMS Bulwark e HMS Albion

La entrada Na África, a Marinha do Brasil demonstra suas capacidades no exercício Obangame Express 2025. aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.