Bola de fogo cruza céu do Brasil e surpreende moradores; vídeo

Um fenômeno luminoso que cruzou o céu de diversas regiões do Brasil na noite de quarta-feira (14), chamou a atenção de moradores em estados como Minas Gerais, Bahia, Goiás e Distrito Federal. A Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) confirmou que se tratava da reentrada de um pedaço do foguete Falcon 9, da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk.

De acordo com a Bramon, o objeto foi inicialmente detectado em Brasília às 18h24 e desapareceu no céu da Bahia às 18h28, percorrendo cerca de 1.500 km em apenas quatro minutos, com velocidade entre 6 e 7 km/s. As características do fenômeno, como a fragmentação visível e o rastro persistente, permitiram descartar a hipótese de um meteoro comum.

Leia também

  • Imagem ilustrativa da imagem Influenciadora é morta a tiros durante transmissão ao vivo

    Influenciadora é morta a tiros durante transmissão ao vivo

  • Imagem ilustrativa da imagem Bebê de 1 ano morto foi envenenado com inseticida pelo pai

    Bebê de 1 ano morto foi envenenado com inseticida pelo pai

  • Imagem ilustrativa da imagem Batida entre carreta e micro-ônibus deixa 9 mortos em MG

    Batida entre carreta e micro-ônibus deixa 9 mortos em MG

O objeto em questão foi identificado como um estágio do foguete Falcon 9, lançado em 5 de agosto de 2014, durante a missão AsiaSat 8, voltada para comunicações na região Ásia-Pacífico. Após cumprir sua missão, o segundo estágio do Falcon 9 permaneceu em órbita como lixo espacial até sua reentrada na atmosfera.

Especialistas como o professor Luis Cavalcante, do Planetário de Brasília, em entrevista ao “Estado de Minas”, explicou que fenômenos como este podem se tornar mais frequentes. “Com o aumento do número de satélites e objetos em órbita, é natural que vejamos mais reentradas de lixo espacial”, destacou.

Vídeos do fenômeno foram registrados por moradores de várias regiões, com imagens mostrando o objeto cruzando o céu em alta velocidade. Em tom bem-humorado, o astrônomo Sérgio Sacani, do canal Space Today, comentou nas redes sociais: “Não fujam para as montanhas! É simplesmente a reentrada de um lixo espacial!”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.