Psicóloga e educadora de Alegrete analisam o papel da família no cotidiano e na educação

A psicóloga alegretense Nádia Mileto considera que a noção de família vai além das configurações tradicionais. Segundo ela, uma família pode ser composta por pai, mãe, filhos, avós, tios, irmãos, e até mesmo pelos animais de estimação, que cada vez mais ocupam espaço afetivo na vida das pessoas. No entanto, o ponto central, de acordo com a profissional, é o amor verdadeiro.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

— A família é toda relação onde há amor, independente das manifestações religiosas. Se há amor, há família — afirma Nádia, que também amplia o conceito para incluir amigos, casais homoafetivos e outras formações baseadas no vínculo afetivo.

Ela observa que, na sociedade atual, há um movimento constante de busca por relações e experiências intensas, que muitas vezes são passageiras. Para a psicóloga, o que permanece são os vínculos construídos na troca, na parceria e mesmo nas adversidades.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

— A bênção divina estará presente onde há construção de valores duradouros — conclui.

A educadora Cristiane Alvarenga, diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Euclides Lisboa, também ressalta o papel da família na formação do indivíduo. Para ela, a família, no sentido mais amplo, representa um espaço de acolhimento e força, sendo a base para a construção da identidade pessoal.

Cristiane destaca a parceria entre família e escola como fundamental para o desenvolvimento integral da criança, especialmente na primeira infância.

— A família ensina valores como respeito, amor, honestidade e empatia. Quando esses ensinamentos se somam ao trabalho pedagógico da escola, há um favorecimento significativo no processo de aprendizagem e formação do sujeito — explica.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

O Dia Internacional da Família é, para ambas as profissionais, uma oportunidade para refletir sobre os laços que sustentam a vida em sociedade, independente de sua forma ou estrutura. O que une essas diferentes visões é a valorização do afeto e dos valores partilhados como elementos centrais na formação humana.

O post Psicóloga e educadora de Alegrete analisam o papel da família no cotidiano e na educação apareceu primeiro em Alegrete Tudo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.