Dupla de SC é presa em ação da PF contra crimes de abuso sexual infantil online

policiais federais na casa de um dos presos por crimes de abuso sexual infantil online

Operação investiga crimes de abuso sexual infantil. – Foto: Polícia Federal/ND

Dois homens de 29 e 26 anos foram presas em flagrante em Santa Catarina por armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual infantil durante a Operação Proteção Integral II, deflagrada nesta quarta-feira (14) pela Polícia Federal.

As prisões ocorreram nas cidades de Chapecó, no Oeste, e Herval d’Oeste, no Meio-Oeste catarinense, e fazem parte de uma ação nacional contra crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes.

A operação, que mobilizou 451 policiais federais e 150 policiais civis, cumpriu simultaneamente 127 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva em todos os estados brasileiros. No total, 26 prisões em flagrante foram realizadas em todo o país.

Homens foram presos por armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual infantil. – Foto: Polícia Federal/ND

Conforme informações da PF (Polícia Federal), a operação tem como foco a identificação e prisão de abusadores sexuais que produzem, compartilham, armazenam ou comercializam conteúdo relacionado ao abuso sexual infantojuvenil.

Combate ao abuso sexual infantil

A ação reforça o trabalho conjunto entre forças policiais federais e estaduais no combate a esse tipo de crime. A iniciativa é uma continuação da Operação Proteção Integral I, realizada em março deste ano, e evidencia o esforço constante da Polícia Federal na proteção de crianças e adolescentes.

Operação investiga crimes de abuso sexual infantil. – Foto: Polícia Federal/ND

Apenas entre janeiro e abril de 2025, a PF já cumpriu 612 mandados de prisão de foragidos da Justiça por crimes sexuais.

A Polícia Federal aproveitou a ocasião para alertar pais e responsáveis sobre os perigos do ambiente digital e a necessidade de monitorar e orientar crianças e adolescentes tanto no mundo virtual quanto no real, como forma de prevenção a abusos.

Prisões por armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual infantil aconteceram em Chapecó e Herval d’Oeste. – Foto: Polícia Federal/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.