IA explode no Brasil

Em apenas dois anos, o número de empresas que possuem “IA”, “Inteligência Artificial” ou termos semelhantes no nome se multiplicou por nove no Brasil. 

A cifra total saiu de 142 novos CNPJs em 2023, para 1.209 em 2025. Em 2021, eram apenas 86. Ao todo, o Brasil acumula mais de 2 mil empresas com esse perfil.

Os dados são da BigDataCorp, que se denomina a “maior datatech da América Latina” e faz um estudo anual com foco em inteligência artificial. 

Nesse ponto, uma dose saudável de ceticismo se faz saudável e vale lembrar que o fato de uma empresa ter IA no nome pode significar que ela realmente tenha um produto que possa ser definido como inteligência artificial, ou que ela está surfando na onda do momento.

“Vivemos hoje um ciclo claro de hype em torno da Inteligência Artificial. Há muitas empresas sendo abertas com ‘IA’ no nome, mas isso nem sempre significa maturidade de mercado. É parecido com o que vimos na bolha da internet, quando bastava incluir ‘.com’ para parecer inovador”, afirma Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp.

De qualquer forma, a tendência é global. O número de empresas com a terminação “ai”, o domínio das ilhas britânicas de Anguilla, e também a sigla em inglês para IA. 

Globalmente, o número de domínios com essa terminação saltou de pouco mais de 31 mil em 2021 para uma estimativa de quase 423 mil em 2025 — um crescimento de mais de 13 vezes em apenas quatro anos.  

SP e DF lideram

A distribuição geográfica das empresas com IA no CNPJ mostra uma concentração desproporcional em dois estados: São Paulo e Distrito Federal. 

Juntos, eles abrigam 47% das empresas do setor, bem acima do percentual que detêm no total de empresas brasileiras nos estados (31,34% e 1,79%, respectivamente). 

O destaque de São Paulo é ainda mais marcante quando se observa o capital declarado: 83,79% de todo o capital investido em empresas de IA no país está em empresas paulistas, com uma média de mais de R$ 800 mil por CNPJ.

O Distrito Federal também chama atenção: apesar de representar menos de 2% do total de empresas brasileiras, concentra 4,78% das companhias de IA e 2,51% do capital investido no setor. A média de capital por empresa no DF ultrapassa os R$200 mil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.