A Marinha dos EUA completou com sucesso o lançamento de um míssil impulsionado por um motor ramjet de combustível sólido

A Divisão de Armamentos do Centro de Guerra Aérea Naval da Marinha dos EUA lançou com sucesso um míssil impulsionado por um motor ramjet integral de combustível sólido (SFIRR, do inglês Solid Fuel Integral Rocket Ramjet). O teste, realizado no campo de provas marítimo de Point Mugu, contou com a participação de um drone BQM-34 modificado para o lançamento.

De acordo com informações da Marinha dos EUA, o teste de lançamento do míssil equipado com motor ramjet também serviu como oportunidade para integrar o uso de um sistema de controle de fogo em um veículo não tripulado BQM-34. “…O lançamento do míssil a partir de um veículo não tripulado permite que os combatentes ataquem alvos com segurança a partir de distâncias maiores…”, detalhou o comunicado oficial.

A Divisão de Armamentos do Centro de Guerra Aérea Naval (NAWCWD) da Marinha dos EUA, atuando como integradora de desenvolvimentos, combinou para este teste tecnologias avançadas de propulsão, aviônica e controle de fogo em um demonstrador tecnológico — um marco alcançado em apenas 12 meses. “…A transição rápida de tecnologias de pesquisa para uso operacional é crucial para manter a vantagem em combate…”, afirmaram representantes da entidade de pesquisa.

Abbey Horning, diretora de produto do Escritório de Conceitos Avançados, Prototipagem e Experimentação do NAWCWD, afirmou que “…Esta integração bem-sucedida valida aspectos-chave do nosso projeto e nos aproxima da entrega de um sistema de propulsão avançado que oferecerá aos combatentes maior alcance e velocidade… Não estamos apenas revisitando uma ideia antiga; estamos aprimorando-a e modernizando-a para que se adapte à missão atual…”.

A Divisão de Armamentos do Centro de Guerra Aérea Naval destacou que, embora a tecnologia de motores ramjet de combustível sólido não seja nova, este teste demonstra sua relevância no campo de batalha moderno. Com o desenvolvimento do SFIRR, busca-se simplificar a propulsão de mísseis ramjet, eliminando da equação os modelos com combustível líquido.

Um motor ramjet de combustível sólido permite que os mísseis carreguem mais carga útil e alcancem distâncias maiores, com melhorias em sua manobrabilidade. “…O SFIRR oferece um equilíbrio entre custo acessível, confiabilidade e desempenho adaptado às necessidades operacionais da Marinha…”, destacou Horning.

Por sua vez, Ephraim Washburn, vice-diretor de energia do NAWCWD, afirmou que “…Esta é uma tecnologia com credibilidade em combate… Estamos trabalhando para aprimorar seu alcance, resistência e capacidades…”.

Imagem de capa: US Navy.

Você pode se interessar: O porta-aviões USS Harry S. Truman perde mais um caça-bombardeiro F/A-18 Super Hornet durante sua missão no Mar Vermelho

La entrada A Marinha dos EUA completou com sucesso o lançamento de um míssil impulsionado por um motor ramjet de combustível sólido aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.