‘Bela e profunda experiência’, descrevem seminaristas mineiros que acompanharam o anúncio do novo papa no Vaticano


Rafael Cordeiro e Guilherme Vilela são seminaristas naturais de Ilicínea (MG) e atualmente estudam Teologia em Roma. Seminaristas mineiros acompanharam o anúncio do novo papa no Vaticano
Dois seminaristas de Ilicínea (MG) tiveram o privilégio de acompanhar o anúncio do novo papa, Robert Francis Prevost, que escolheu o nome de Leão XIV, no início da tarde desta quinta-feira (8) no Vaticano. (Veja no vídeo acima)
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Rafael Cordeiro, de 33 anos, e Guilherme Vilela, de 24, estudam Teologia na Pontifícia Universidade Lateranense em Roma e permaneceram na Praça São Pedro junto a vários fiéis durante o conclave.
Seminaristas sul-mineiros Rafael Cordeiro (à direita) e Guilherme Vilela (à esquerda) acompanharam anúncio do novo papa no Vaticano
Arquivo Pessoal
Em vídeo enviado ao g1, Rafael relatou como se preparou para o momento.
“Bom, hoje nós estamos aqui para narrar para vocês um pouco da bela e profunda experiência que nós acabamos de vivenciar ali na Praça São Pedro, ou seja, a escolha do novo papa. Teve toda uma preparação, jornadas de oração, também um pouco de ansiedade”
“E hoje, com a graça de Deus, nesse segundo dia de conclave, o Papa foi escolhido. Para nós, realmente foi uma experiência muito bonita, um momento de fé, estar ali unido com a igreja, uma experiência que com certeza marcou para sempre a nossa caminhada, a nossa vida, a nossa história”, disse emocionado.
Guilherme ficou deslumbrado com a união dos fiéis durante este capítulo importante na história da igreja católica, e ressaltou que esse detalhe dominou o discurso do novo papa.
“O que nos chamou muito a atenção, (…) foi poder acompanhar a universalidade da igreja. Nós tínhamos ali pessoas de diversos países, de diversas nações, de diversas línguas. Isso era muito bonito, perceber que todos estavam ali unidos”.
“E o que também nos chamou muita atenção foram as primeiras palavras do novo papa, um discurso muito forte de paz, de união. E é isso que nós desejamos para todas as famílias, todas as pessoas. (…) Que as palavras do novo Papa, de paz, de união, cheguem a todos os lares”, finalizou.
“Habemus papam”
A tão esperada fumaça branca que indica a escolha do novo líder da igreja católica, saiu pela chaminé do Vaticano por volta das 13h08, horário de Brasília. Cerca de uma hora depois, a famosa frase “habemus papam”, foi dita pelo cardeal protodiácono, Dominique Mamberti.
O cardeal eleito é Robert Francis Prevost, que escolheu o nome de Leão XIV. Após o anúncio, ele apareceu na sacada da Basílica de São Pedro e discursou aos 45 mil fiéis que tomaram a Praça de São Pedro, segundo o Vaticano.
Em seu discurso, o agora papa Leão XIV desejou a paz e agradeceu o seu antecessor, papa Francisco, além dos cardeais que participaram do conclave.
“Ainda guardamos nos ouvidos aquela voz fraca mas sempre corajosa de Francisco, que abençoou Roma”, em referência a sua bênção no domingo de Páscoa, sua última aparição pública, antes de morrer. Ajude-nos a construir pontes com o diálogo, com o encontro, para nos unir a todos, para sermos um só povo. Obrigado, Papa Francisco. Mas também quero agradecer a todos os meus irmãos cardeais que me escolheram como sucessor de Pedro”.
O novo papa, Leão XIV, é apresentado ao público no Vaticano após eleição no conclave
Murad Sezer/Reuters
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.