Antes do Dia da Vitória, as Forças Terrestres da Rússia receberam o primeiro lote de novos tanques T-72B3M e T-90M de 2025

Coincidindo com os preparativos para a celebração do Dia da Vitória, as Forças Terrestres da Rússia receberam o primeiro lote de novos tanques T-72B3M e T-90M referente ao ano de 2025. A informação foi divulgada recentemente pelo conglomerado estatal Rostec, que destacou as diversas modificações e atualizações que os veículos blindados de combate receberam ao longo dos últimos três anos.

Atualmente, os T-72B3M e T-90M, junto aos T-80BVM, compõem os principais tanques empregados pelas Forças Terrestres da Rússia no campo de batalha ucraniano. No entanto, a atrição e as lições aprendidas durante três anos de conflito fizeram com que os novos tanques saídos das linhas de produção da Uralvagonzavod sejam diferentes daqueles enviados nas primeiras semanas de fevereiro de 2022.

Segundo diversos relatos, os veículos blindados contam com um equipamento básico e obrigatório para sua entrega às Forças Terrestres. Entre as modificações, destacam-se “… sistemas de guerra eletrônica para neutralizar drones. Todos estão equipados com redes contra drones FPV e proteção com reforço de borracha, instalada na parte traseira da torre e no compartimento motor-transmissão”, conforme detalhou a Rostec em seu comunicado oficial, apontando até 200 modificações aplicadas a esses carros de combate principais (MBT).

Também merece destaque a adoção de novos sistemas de camuflagem óptica Nakidka, utilizados tanto em tanques quanto em veículos blindados, com o objetivo de impedir ou atrasar a detecção por armamentos guiados, como mísseis do tipo ATGM.

Outro sistema que estaria sendo incorporado pelas Forças Terrestres é a versão mais moderna do sistema de proteção ativa Arena-M T09-A6-1, que foi apresentado oficialmente durante a edição de 2024 da feira ARMY realizada em Moscou.

Como costuma acontecer nesse tipo de anúncio, a Rostec não forneceu maiores detalhes sobre a quantidade de tanques entregues às Forças Terrestres da Rússia, além de destacar o aumento constante no volume de produção e a redução nos prazos de entrega. A esse respeito, o primeiro vice-diretor geral da corporação estatal Rostec, Vladímir Artyakov, declarou: “… foi estabelecido um sistema flexível de produção e modernização de blindados. Esse sistema permitiu, por um lado, multiplicar a produção desses complexos veículos e, por outro, realizar mudanças operacionais em seu design conforme exigido pelas condições reais. Não existe um sistema adaptativo como este em nenhum outro lugar do mundo.”

Por fim, como mencionado, a entrega dos novos T-72B3M e T-90M representa o primeiro lote recebido pelas Forças Terrestres da Rússia neste ano, sendo a entrega anterior realizada no final do ano passado.

Talvez te interesse: Os Su-35S das Forças Aeroespaciais da Rússia estariam sendo utilizados na Ucrânia em missões de alerta antecipado e reconhecimento, devido à baixa disponibilidade das aeronaves A-50 AEW&C.

La entrada Antes do Dia da Vitória, as Forças Terrestres da Rússia receberam o primeiro lote de novos tanques T-72B3M e T-90M de 2025 aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.