O mais novo contratorpedeiro da Marinha da Coreia do Norte demonstrou suas capacidades com o lançamento de um míssil de cruzeiro Hwasal-2

Poucos dias após sua apresentação oficial, a Marinha da Coreia do Norte demonstrou as capacidades de seu novo destróier de mísseis guiados. Por meio de uma série de fotografias oficiais, o “Choe Hyon“, nome oficial dado ao novo navio, realizou uma série de testes de seus sistemas de combate e armas por meio do lançamento de vários tipos de mísseis, além de disparar seu canhão principal e sistemas de defesa aérea ponto a ponto.

Embora a declaração oficial tenha sido emitida pela Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA), ela indicou que o “Choe Hyon” passou por uma série de “…testes de desempenho e aplicação de combate dos sistemas de armas instalados”, realizados pela Administração de Mísseis da RPDC, a Academia de Ciências da Defesa e a Administração de Guerra Eletrônica e Detecção, realizados em 28 de abril e monitorados pelo líder norte-coreano Kim Jong Un.

Assim como nas imagens divulgadas dias atrás para a inauguração do destróier, a nova sequência fotográfica divulgada oficialmente pelo regime norte-coreano revela que dois tipos diferentes de mísseis foram lançados primeiro.

Neste ponto, vale destacar que o navio está equipado com um significativo sistema de lançamento vertical de mísseis (VLS), composto por “…32 células pequenas, 12 células médias, 20 maiores que as anteriores e 10 ainda maiores”, o que sugere a capacidade de lançar vários tipos de mísseis, desde aqueles destinados à defesa do contratorpedeiro até outros focados no combate antissuperfície, havendo até especulações sobre a presença de mísseis balísticos.

Retornando ao teste realizado em 28 de abril, o Choe Hyon, com ordem exata de lançamento desconhecida, disparou o que parecia ser um míssil de cruzeiro de longo alcance Hwasal-2. Isso não é pouca coisa, pois essa classe de mísseis já foi testada no passado por meio de lançamentos das novas corvetas da classe Amnok.

Destaca-se também o lançamento, a partir do sistema VLS localizado na proa do navio, de um míssil supersônico cujo nome não foi divulgado e que poderá fazer parte do sistema de defesa aérea do contratorpedeiro.

Em relação às capacidades desses novos mísseis, a declaração observou que o líder norte-coreano elogiou “o sistema de poder de fogo naval de estilo coreano, destacando sua notável capacidade de combinar efetivamente os meios de ataque mais poderosos — incluindo mísseis de cruzeiro supersônicos, mísseis de cruzeiro estratégicos e mísseis balísticos táticos — com meios defensivos convencionais do navio de guerra”.

Mais tarde, testes de tiro também foram registrados com o canhão principal, presumivelmente de 127 mm, bem como com os sistemas de defesa aérea pontual do tipo AK-630 CIWS de 30 mm.

Por fim, várias questões permanecem sem resposta, principalmente sobre os tipos de mísseis que poderiam ser lançados dos 10 maiores contêineres do sistema VLS localizados perto do convés de voo do navio. Uma possibilidade mencionada por vários especialistas é que eles poderiam acomodar até dez mísseis balísticos de curto alcance da família Hwasong-11. Entretanto, ainda não há dados que sustentem essa presunção.

Você pode estar interessado em: A Marinha da Coreia do Norte lançou e revelou o Choe Hyon, seu mais novo contratorpedeiro com capacidade para mísseis balísticos

La entrada O mais novo contratorpedeiro da Marinha da Coreia do Norte demonstrou suas capacidades com o lançamento de um míssil de cruzeiro Hwasal-2 aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.