CBMM adota S/4 Hana

A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), líder global na produção e comercialização de produtos de Nióbio, concluiu a implementação do S/4 Hana, a última versão do software de gestão da SAP.

Em nota, a multinacional alemã não chegou a abrir se o projeto teve envolvimento de algum parceiro.

“Desde o início, buscamos garantir que todas as áreas estivessem envolvidas, com o apoio da alta liderança e protagonismo dos próprios usuários. Esse não foi um projeto da TI, mas sim da CBMM como um todo”, destaca Daniel Lopes Martins, CIO da CBMM.

A implantação contemplou os principais processos de negócio, como gestão de materiais, produção, manutenção, finanças, controladoria, pessoas, supply chain e vendas. 

“Essa decisão exigiu uma preparação intensa. Investimos fortemente na capacitação das equipes, realizamos extensos testes integrados e utilizamos dados reais para garantir segurança e assertividade. Todo esse rigor nos deu confiança para executar uma virada robusta e sem grandes incidentes”, explica Martins.

Para apoiar a implementação, a companhia formou comitês executivos, de projeto e de operação, além de um time interno multifuncional.

“Tivemos mais de 100 colaboradores diretamente envolvidos no projeto, o que facilitou o processo de transição e reduziu a resistência à mudança. O sistema foi desenhado com a CBMM e para a CBMM”, detalha Martins.

Segundo a empresa, a solução trouxe ganhos significativos em integração de dados, rastreabilidade e controle de processos, permitindo consolidar uma base única e confiável de informações.

“Hoje, temos metas claras de ESG e soluções como o SAP S/4 Hana nos permitem ter indicadores mais precisos e em tempo real, apoiando decisões que vão desde a gestão de resíduos até a eficiência energética”, reforça Martins.

Agora, a empresa se prepara para iniciativas voltadas para automação de processos e o uso de inteligência artificial, conforme a maturidade dos processos e da organização evolui. 

Atuando há 70 anos, a CBMM fornece tecnologia para setores como infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia.

Com sede no Brasil e escritórios regionais na China, Holanda, Singapura, Suíça e Estados Unidos, a companhia possui mais de 500 clientes em 50 países.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.