Com a recepção dos dois primeiros Airbus H225M, o Exército do Iraque deu início à substituição de seus helicópteros Mi-17 de origem russa

Com o objetivo de substituir diversas plataformas de origem russa, como os helicópteros Mil Mi-17, o Exército do Iraque iniciou o processo de recepção e incorporação dos novos Airbus H225M. A importante novidade foi divulgada por meio de uma publicação oficial nas redes sociais da Airbus Helicopters, onde o consórcio europeu informou sobre a entrega das duas primeiras unidades ao Ministério da Defesa iraquiano.

Atualmente, como já havia sido reportado anteriormente, a Aviação do Exército Iraquiano conta com uma frota variada e numerosa de helicópteros de diferentes tipos e capacidades, adquiridos de diversos fornecedores.

Como exemplo, um primeiro grupo é composto por modelos adquiridos dos Estados Unidos, como os Bell OH-58C Kiowa, Bell 505 JetRanger X, Bell T407, Bell IA-407, Bell 206 JetRanger e Bell UH-1H Huey II.

No entanto, outro grupo importante é formado por helicópteros de transporte e ataque de origem russa, como os Mil Mi-28 e Mil Mi-35 Hind-E, no primeiro caso, e os Mil Mi-17, no segundo. Porém, diante dos problemas causados pelas sanções internacionais impostas à Rússia, que dificultaram o seu manutenção e sustentação, o Ministério da Defesa e o Exército do Iraque iniciaram um programa para substituir parte dessas plataformas.

Essa decisão foi concretizada no início de setembro passado, quando a Airbus Helicopters recebeu um contrato para o fornecimento de doze (12) novos H225M, destinados a substituir os Mil Mi-17 de origem russa.

Com a recepção das duas primeiras unidades, o Exército do Iraque inicia formalmente o processo de substituição de parte de suas aeronaves de origem russa por uma nova plataforma. Entre as missões que os H225M desempenharão, destacam-se o contraterrorismo, as operações especiais, o transporte tático de tropas, o ataque, o apoio de fogo terrestre, a evacuação médica (MEDEVAC) e a busca e salvamento em combate.

Por fim, como já havia sido mencionado no ano passado, com sua aquisição — concretizada com a entrega dos dois primeiros helicópteros — o Iraque junta-se a um importante grupo de operadores em nível mundial que utilizam o H225M, entre os quais se destacam França, Malásia, Indonésia, Tailândia, Singapura, México, Kuwait, Brasil e Hungria, totalizando uma frota global de 350 unidades em serviço.

*Foto de capa: Airbus Helicopters.

La entrada Com a recepção dos dois primeiros Airbus H225M, o Exército do Iraque deu início à substituição de seus helicópteros Mi-17 de origem russa aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.