Wikipedia passa a usar IA no processo de edição de conteúdo

Nesta semana, a Fundação Wikimedia, entidade sem fins lucrativos, informou que a Wikipedia passará a usar IA no processo de edição de conteúdo. Trata-se de uma iniciativa com o intuito de auxiliar os voluntários da plataforma, como os moderadores, revisores e aqueles que atualizam os conteúdos.

A Fundação Wikimedia, entidade responsável pela Wikipedia, está trabalhando para fornecer ferramentas que facilitem o trabalho dos voluntários. Entre outras medidas, também está focada em diminuir a sobrecarga nos seus servidores.

Com a implementação de ferramentas impulsionadas por inteligência artificial (IA), tarefas repetitivas serão reduzidas e a qualidade das informações será a prioridade. Em nota, Chris Albon, diretor de aprendizado de máquina da fundação, ressaltou que esta não é uma movimentação para substituir os colaboradores humanos.

Conforme mencionado anteriormente, a ideia é que funções burocráticas sejam automatizadas, como a pesquisa por fontes, tradução e treinamento de novos editores.

Albon explicou: “Queremos que os voluntários dediquem mais tempo ao debate de conteúdo e menos a questões operacionais (…) Nosso método priorizará o controle humano, o uso de sistemas abertos, a transparência e uma abordagem cuidadosa para lidar com múltiplos idiomas.”

Atualmente, o site usa IA para facilitar a identificação de vandalismos, na tradução de textos e na avaliação da clareza dos artigos; contudo, até então, não oferecia essas ferramentas diretamente aos editores.

Leia mais

  • Rússia clona Wikipédia, censura textos e bloqueia a original
  • Google lança alternativa ao Duolingo gerada por IA
  • Próximo chip Exynos da Samsung usará IA da Meta

Para facilitar a vida dos colaboradores, Wikipedia passa a usar IA no processo de edição de conteúdo

Esta é mais uma iniciativa para facilitar o trabalho dos voluntários. Entre outros incrementos, destacam-se as melhorias na plataforma e suporte jurídico contra ataques coordenados.

Com o advento da internet e a sua constante expansão, o crescimento acelerado de conteúdo está ultrapassando a capacidade de moderação dos voluntários da Wikipedia, colocando o site em uma posição difícil: se não for capaz de se adaptar rapidamente, pode ser prejudicado pela automatização excessiva.

Em abril, a Fundação Wikimedia divulgou um plano para a criação de um repositório público com conteúdo organizado pela Wikipedia. Esse projeto é de extrema importância, porque foi concebido para o treinamento de sistemas de IA, evitando que as máquinas sobrecarreguem ainda mais o site principal.

Em termos simples, a fundação criou um espaço dedicado para que modelos de inteligência artificial sejam treinados, evitando assim que ocupem muito espaço do site principal, criado para seres humanos.

A decisão é uma resposta para um problema latente na plataforma: nos últimos anos, o número de robôs que copiam os dados do site aumentou dramaticamente, forçando os servidores constantemente e elevando o uso de banda em 50%.

Para evitar que o site principal do Wikipedia seja prejudicado pelas máquinas, os responsáveis pelo ambiente online estão tentando encontrar um ponto de equilíbrio.

E aí? O que achou das novidades? Compartilhe o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Mundo Conectado!

Fonte: The Verge

Conteúdo Relacionado
Bots de IA estão fazendo a Wikipedia gastar 50% mais banda de dados

Era das máquinas?

Bots de IA estão fazendo a Wikipedia gastar 50% mais banda de dados

Adicionar aos favoritos o Link permanente.