Palitação nas unhas: 5 dicas que vão facilitar a esmaltação

Após escolher a cor perfeita e esmaltar, chegou a hora de limpar os borrados e deixar a manicure impecável. A palitação nas unhas, técnica que consiste em remover os excessos de esmalte ao redor das unhas, faz toda a diferença no resultado final e realça o formato e a cor das unhas. No entanto, é preciso ter alguns cuidados nesse momento.

“Muita gente pressiona o palito com força ou usa algodão encharcado, o que pode escorrer e acabar removendo esmalte da unha, principalmente nos cantos”, alerta a especialista da Unhas Cariocas, Marina Groke. De acordo com a profissional, o segredo está na leveza do movimento e na escolha dos materiais certos para evitar retrabalho e preservar a qualidade do resultado.

Mãos de pele clara, com unha curta amarelo-manteiga com margaridas
Reprodução/@gel.bymegan

A seguir, confira algumas dicas para melhorar a técnica de palitação e evitar erros.

Como fazer palitação nas unhas?

  • Entre na comunidade da Like Magazine no WhatsApp!

Escolha palitos de madeira com ponta firme e bem definida

O tipo de palito influencia diretamente no controle do movimento e na precisão da limpeza. Sendo assim, troque objetos com ponta grossa, desgastada ou irregular por aqueles com ponta fina e lisa. Além disso, trocar de palito ao longo do processo também evita o acúmulo de esmalte seco na ponta, que pode arranhar ou borrar a unha.

Envolva o algodão de maneira justa e evite encharcar com removedor

“Excesso de removedor, além de dificultar o controle, aumenta as chances de o líquido atingir áreas já esmaltadas. Para garantir eficiência, o ideal é umedecer o algodão apenas o bastante para deixá-lo ativo, mas sem pingar”, revela a profissional.

  • Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine.

Faça a limpeza a cada camada de esmaltação

Deixar para limpar no fim da esmataltação pode tornar a remoção mais trabalhosa e imprecisa, já que o esmalte seco adere mais à pele. Nesse sentido, Marina recomenda realizar a limpeza logo após a aplicação de cada camada — base, esmalte e finalizador.

Mão de pele clara, com acessórios em dourado e unha quadrada vermelha com strass
Reprodução/@nailsbypaulin

Movimente o palito com leveza e sem pressionar a esmaltação

“O movimento do palito deve ser sempre suave e controlado, como se estivesse apenas contornando a unha, sem encostar diretamente na esmaltação”, explica. Em síntese, pressionar o palito ou fazer movimentos longos e bruscos pode arrastar o esmalte para as laterais, criando falhas na manicure. Então, faça gestos curtos e leves.

  • Nos siga no Instagram e confira mais conteúdos de beleza.

Finalize com extrabrilho para uniformizar o resultado

Por fim, para disfarçar possíveis imperfeições e prolongar a esmaltação, aplique uma camada de top coat ao final.

  • Ouça o episódio mais recente do podcast da Like Magazine no Spotify!

O post Palitação nas unhas: 5 dicas que vão facilitar a esmaltação apareceu primeiro em Like Magazine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.