Saiba usar o pendente certo para cada ambiente

Mais do que um elemento funcional, o pendente vem conquistando moradores por sua estética e elegância que proporciona à decoração. A cada dia, o mercado de design de interiores apresenta novidades em formatos, tamanhos, cores. Versáteis, os pendentes se encaixam em variados projetos de interiores. Portanto, para auxiliar na escolha do modelo ideal, a especialista Yamamura compartilha dicas que ajudam a definir a melhor aplicação dos pendentes em diferentes cômodos da casa.

Salas de estar e TV: conforto

Na área de convivência, os pendentes oferecem uma alternativa elegante para iluminar o ambiente. Em salas de estar e TV, o ideal é optar por peças mais imponentes e com luz difusa, instaladas acima da altura do olhar para não interferir na visão e, ao mesmo tempo, garantir um ambiente bem iluminado.

Além disso, modelos de pendentes menores podem ser usados ao lado de poltronas ou sobre mesinhas laterais e aparadores. Essa estratégia permite criar pontos de apoio para leitura ou outras atividades, preferencialmente utilizando uma temperatura de cor branco quente (2700K a 3000K), garantindo a sensação de bem-estar.

Sala de jantar: protagonismo e refinamento

No espaço destinado às refeições, os pendentes ganham destaque. Para complementar o décor de uma mesa redonda ou quadrada, por exemplo, a indicação é usar pendentes em modelos circulares. Para as mesas retangulares mais compridas, a composição fica melhor com pendentes menores ou lineares.

As luminárias com luz difusa por meio de vidros e cristais, cúpulas direcionadoras ou até sistemas de iluminação indireta, que refletem a luz do teto, ajudam a criar uma atmosfera aconchegante e sofisticada. Na sala de jantar a recomendação é também pelo uso de temperaturas de cor branco quente, favorecendo o ambiente de socialização.

Cozinhas americanas e varandas gourmet

Os pendentes estão cada vez mais presentes nas cozinhas americanas e varandas gourmet, por conferirem uma aparência discreta e compor bem pontos de destaque. Geralmente posicionados acima da bancada de refeições, eles colaboram para criar uma atmosfera descontraída e, quando utilizados em circuitos de iluminação secundária, podem funcionar como luz cênica. Assim, nesses ambientes, a escolha entre branco quente (2700K a 3000K) e branco neutro (em torno de 4000K) pode variar conforme o gosto pessoal, oferecendo flexibilidade para compor o clima desejado.

Cozinhas tradicionais e áreas de serviço

Embora não tão comuns, em cozinhas e lavanderias os pendentes também podem ser incorporados para complementar a iluminação principal (normalmente vinda de plafons) ou servir como luz de tarefa. Neste contexto, a temperatura de cor indicada é o branco neutro (em torno de 4000K), que contribui para uma iluminação mais focada e adequada a atividades que exigem atenção.

Banheiros e lavabos: toque final de sofisticação

Em banheiros, a instalação de pendentes com luz difusa na bancada pode adicionar personalidade e funcionar como luz de apoio para o espaço. Nos lavabos, um pendente bem escolhido pode oferecer o toque final de sofisticação, desde que a peça combine com o restante do décor. Neste espaço a temperatura de cor pode oscilar entre tons mais quentes (2700K a 3000K) e uma iluminação neutra (em torno de 4000K), de acordo com a proposta do ambiente.

Quartos: conforto e iluminação indireta

Quartos exigem uma atmosfera de aconchego e relaxamento. Por isso, os pendentes menores sobre as mesas de cabeceira são ideais, pois fornecem luz de apoio para leitura sem causar incômodo. Em aplicações gerais, pendentes que promovem uma iluminação indireta no centro do espaço ajudam a evitar ofuscamento, contribuindo para uma boa noite de sono.

Opte por designs simples e limpos, que não poluam visualmente o ambiente, não esquecendo a atenção à temperatura da cor. Para os quartos, a recomendação é usar cor branco quente (2700K a 3000K), com a opção de peças dimerizáveis para ajustes de intensidade conforme a necessidade.

O post Saiba usar o pendente certo para cada ambiente apareceu primeiro em Like Magazine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.