Possível ciberataque causa apagão na Europa

Países da Europa estão sendo atingidos nesta segunda-feira, 28, por um apagão elétrico que causa caos no transporte público e nas redes de telefonia e internet — e pode ter sido causado por um ciberataque.

Portugal e Espanha são os mais afetados até o momento, mas há relatos de problemas também em regiões da França, da Alemanha e, possivelmente, do Marrocos (que fica na África, mas geograficamente próximo da Espanha).

Em Madri, trechos do metrô foram esvaziados. Grandes congestionamentos estão ocorrendo em cidades espanholas e portuguesas devido à paralisação dos semáforos. Somente as linhas fixas de telefonia estão funcionando.

Segundo relatos da imprensa de Portugal, o aeroporto de Lisboa ficou às escuras, com filas enormes e sem ar-condicionado. Os pagamentos via cartão de crédito e débito também estão impossibilitados, com os estabelecimentos aceitando apenas dinheiro.

As causas ainda não foram identificadas, mas um possível ciberataque não está descartado, conforme informou Manuel Carlos Almeida, ministro Adjunto e da Coesão Territorial de Portugal, à emissora RTP.

Segundo o jornal El País, a falha na rede elétrica é um caso excepcional e complexo, que deverá levar de seis a 10 horas para ser normalizada.

As companhias de energia informaram que todos os recursos para restabelecer o serviço estão sendo mobilizados e que as causas estão sendo investigadas.

* Matéria em atualização.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.