A França completou o envio do último dos 12 caças Rafale F3R transferidos para a Força Aérea da Croácia

Conforme foi relatado no final do mês de janeiro passado, a França concretizou no dia 25 de abril o envio do último caça Rafale F3R para equipar a Força Aérea da Croácia, completando assim a transferência de doze (12) aeronaves provenientes do Exército do Ar e Espaço francês. A conclusão do programa foi destacada pelo Ministério da Defesa da Croácia como parte do processo de modernização das Forças Armadas do país, permitindo a substituição dos antigos MiG-21 Lancer, que já não cumprem missões operacionais enquanto aguardam sua retirada definitiva.

Por meio dos acordos firmados entre Zagreb e Paris em 2021, a Força Aérea da Croácia iniciou um importante programa de modernização e incorporação de capacidades, baseado na aquisição de uma frota de doze caças Rafale F3R. A frota de aviões de combate, composta por dez monopostos e dois bipostos, foi transferida diretamente do Exército do Ar e Espaço francês em um processo iniciado em 2022.

Esse processo envolveu diversos esforços focados na formação de pessoal, tanto de pilotos quanto de equipes de apoio, além da valorização e adequação da infraestrutura localizada no aeroporto de Pleso.

Em 2023, a França iniciou o processo de entrega dos Rafale à Força Aérea da Croácia, concluído no dia 25 de abril, quando a aeronave monoposto de número “159” chegou ao aeroporto de Pleso para integrar o 191º Esquadrão de Caças da 91ª Brigada da Força Aérea Croata (HRZ).

O Ministério da Defesa da Croácia destacou a chegada e a incorporação dos doze Rafale como um feito “histórico”, afirmando: “… a modernização mais importante na história da Força Aérea Croata”.

A esse respeito, Ivan Anušić, Ministro da Defesa da Croácia, declarou: “Hoje concluímos um projeto que mudou estrategicamente a Força Aérea Croata. Este esquadrão não é apenas uma capacidade militar, mas também uma mensagem clara: o Exército da Croácia, e em especial a Força Aérea, protegem a segurança dos cidadãos croatas com caças modernos. O Governo da República da Croácia e o Ministério da Defesa investem continuamente cerca de três bilhões de euros na modernização e no reequipamento das Forças Armadas da Croácia. Este ano alcançamos um gasto em defesa equivalente a 2% do PIB, e em 2027 atingiremos 2,5% do PIB, com tendência de crescimento para 3% do PIB”.

*Fotografias: Ministério da Defesa da Croácia.

La entrada A França completou o envio do último dos 12 caças Rafale F3R transferidos para a Força Aérea da Croácia aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.