É #FAKE que tela quebrada de celular pode ser consertada com fogo de isqueiro


Vídeo foi editado com aplicativo cria uma chama por meio de animação gráfica. Fato ou Fake consultou professor de engenharia eletrônica, que disse ser impossível fazer esse tipo de reparo; ele também alertou para risco de explosão da bateria do aparelho. Vídeo que mostra recuperação de tela enquanto mulher move isqueiro dá a ilusão de que o objeto foi o responsável pelo conserto
g1
Circula nas redes sociais o vídeo de uma mulher consertando a tela quebrada de um celular através da chama do isqueiro. É #FAKE.
selo fake
g1
🔴 O que mostra o vídeo viral?
Publicado em 21 de abril de 2025 no Instagram e com mais de 1,3 milhão de curtidas, o vídeo “ensina” como usar um isqueiro aceso para fazer o conserto da tela quebrada de um celular. Na demonstração, uma mulher passa a chama na base do telefone. Conforme o fogo se desloca, o visor, que antes disso exibia trincos, restabelece o aspecto intacto. Com 2,3 milhões de seguidores, a conta que postou o material costuma publicar dicas compartilhadas em vídeos virais.
⚠️ Por que a publicação é falsa?
A ilusão de que a chama “conserta” a tela é criada com um truque: o movimento coordenado entre o isqueiro e uma animação gráfica, que pode ser produzida em aplicativos de edição de vídeo.
É possível usar ferramentas como o CapCut e o Adobe After Effects para produzir uma animação que mostre uma tela danificada de celular sendo recuperada. Para isso, basta que a pessoa grave a tela intacta do celular, insira essa captura no programa de edição e adicione, sobre o vídeo, uma “máscara” que replique o efeito de uma tela trincada.
Posteriormente, na etapa de animação, é possível remover gradativamente esses efeitos – permitindo, assim, o ressurgimento da camada debaixo.
Um forte indício de que essa técnica foi aplicada no vídeo viral é o “desaparecimento”, sem qualquer vestígio, do “rachado” na tela. A chama de um isqueiro não teria a capacidade de alterar esse aspecto, caso o dano tivesse sido criado por um impacto físico, por exemplo.
O Fato ou Fake consultou o pesquisador Rodrigo de Marca França, professor de engenharia eletrônica do Instituto Mauá de Tecnologia. Ele disse ser impossível que o calor proveniente do fogo possa recuperar a visibilidade de um visor quebrado. Pelo contrário: o contato com a chama pode danificar ainda mais os componentes eletrônicos e o revestimento do celular.
“A chama do isqueiro não só não vai consertar, como pode derreter a cola dos painéis de LED ou LCD dos aparelhos, danificando de vez o aparelho. Mas não só isso, [o aquecimento] pode causar amarelamento do vidro e também à carcaça plástica do celular”, diz o especialista.
França destaca ainda um risco ainda mais grave não apenas para o aparelho, como para a própria segurança das pessoas: a explosão da bateria.
“Essas baterias de lítio são muito sensíveis à temperatura. Tanto que, volta e meia, você tem caso de celular com bateria explodindo, por conta de problema no carregamento, né? Na hora em que você coloca a chama em cima do celular, pode superaquecer essa bateria, propiciando um processo de falha que, por sua vez, pode gerar vazamento de compostos químicos. Sob calor, esses compostos podem expandir, fazendo com que a bateria exploda.”
Diante de danos na tela, a indicação do professor é que a pessoa procure uma assistência técnica.
“O recomendado seria ir a uma assistência técnica e trocar o componente. Ver o que tem que fazer, mas esse truque não sozinho não vai consertar [a tela]. Como vimos, ele pode ser bem perigoso”, arremata.
Celular
Reprodução/ RBS TV
Vídeo que mostra recuperação de tela enquanto mulher move isqueiro dá a ilusão de que o objeto foi o responsável pelo conserto
g1
Veja também
É #FAKE que papa Francisco tenha dito que está liberado comer carne vermelha na Sexta-feira Santa
É #FAKE que papa tenha dito que está liberado comer carne vermelha na Sexta-Feira Santa
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito
Adicionar aos favoritos o Link permanente.