Aposentados e pensionistas: saiba se você foi descontado indevidamente

Um esquema bilionário de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que teria desviado recursos de aposentados e pensionistas ao longo de anos foi desarticulado durante operação realizada nesta quarta-feira (23) pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU).

De acordo com as investigações, os suspeitos cobravam mensalidades irregulares, descontadas dos benefícios de aposentados e pensionistas, sem a autorização deles. Os desvios ocorreram entre 2019 e 2024 e podem chegar a R$ 6,3 bilhões, conforme as estimativas.

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As associações ofereciam serviços sem ter estrutura, como desconto em academias e planos de saúde, e falsificavam as assinaturas dos beneficiários do INSS.

A exoneração do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta quarta-feira (23). 

Como descobrir se você teve descontos no esquema?

Siga o passo a passo:

Acesse o app ou site Meu INSS

Faça login com CPF e senha do Gov.br

Clique em “Extrato de benefício”

Em seguida, clique sobre o número do benefício

Na próxima tela, irá aparecer o extrato

Verifique descontos de mensalidades associativas

Como excluir cobrança indevida?

O aposentado ou pensionista que não reconhecer um desconto em seu benefício pode requerer o serviço “excluir mensalidade associativa” pelo aplicativo, no site do Meu INSS ou pela central 135. 📲

Siga o passo a passo:

Entre no app ou no site Meu INSS

Faça login com CPF e senha do Gov.br

Clique no botão “novo pedido”

Digite “excluir mensalidade”

Clique no nome do serviço/benefício

Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções

Como bloquear benefício para as associações?

Para bloquear o benefício para as associações, para que elas não consigam realizar os descontos de mensalidade, é preciso seguir as orientações abaixo:

Entre no Meu INSS

Faça login com CPF e senha do Gov.br

No campo de pesquisa da página inicial , digite “solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade”

Na lista, clique no nome do serviço/benefício

Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções

O beneficiário ainda tem a opção de entrar em contato com a associação para registrar uma reclamação e solicitar o estorno das contribuições realizadas de forma indevida.

Para o ressarcimento, o aposentado ou pensionista pode adotar os seguintes passos:

Ligar para o telefone 0800 da entidade, cujo número aparece no holerite

Enviar um e-mail para [email protected] e informar a retirada indevida

Abrir uma ocorrência na Ouvidoria do INSS para dar início ao ressarcimento

Protocolar um pedido de ressarcimento pelo app ou site Meu INSS ou ir a uma agência

O pedido de ressarcimento pode ser acompanhado pelo aplicativo ou pelo telefone 135.

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