Contra o novo feriado? Empresários catarinenses manifestam preocupação com data

Entidades do comércio de Florianópolis manifestam contrariedade a novo feriado em SC. Na imagem, pessoas circulam pelo Mercado Público da capital, ponto de concentração de comércio.

Entidades do comércio de Florianópolis manifestam contrariedade a novo feriado em SC – Foto: CDL Florianópolis/Reprodução/ND

A CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) e o Sindilojas (Sindicato do Comércio Varejista) de Florianópolis se manifestaram contra a criação de um novo feriado em Santa Catarina. Segundo proposta do Vereador Diácono Ricardo (PSD), a data seria celebrada no dia 25 de novembro, em homenagem à Santa Catarina de Alexandria.

As entidades enviaram um ofício a Bericó (PL), presidente em exercício da Câmara de Vereadores de Florianópolis, elencando os impactos negativos da proposta. A indicação do feriado à Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) foi feita pelo vereador Diácono Ricardo (PSD).

O ofício foi assinado pelos presidentes Eduardo Koerich, da CDL, e Marcelo May Philippi, do Sindilojas. Eles argumentam que o mês de novembro já conta com três datas que paralisam parte das atividades econômicas: Finados (2), Proclamação da República (15) e Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20).

“Iniciativas como o novo feriado são um verdadeiro desincentivo à vocação empreendedora de Santa Catarina e de Florianópolis, na medida em que prejudicam enormemente o faturamento e a manutenção de postos de trabalho”, declararam as entidades no documento enviado à Câmara.

Logo da CDL Florianópolis em uma parede

Ofício foi assinado pelos presidentes da CDL e do Sindilojas e encaminhado à Câmara de Vereadores de Florianópolis – Foto: Reprodução/CDL Florianópolis/ND

As entidades ressaltam que não são contra o reconhecimento da data e de sua importância, mas que é necessário um equilíbrio entre homenagens simbólicas e a atividade econômica ativa e sustentável.

“Criar mais um feriado, por mais simbólica que seja a causa, compromete os avanços alcançados com tanto esforço pelo setor empresarial”, ressalta Philippi, presidente do Sindilojas.

Proposta de novo feriado em SC é homenagem à padroeira do estado

A proposta, apresentada pelo vereador Diácono Ricardo (PSD), líder do governo na Câmara dos Vereadores, busca reconhecer a importância histórica, cultural e religiosa da padroeira que batiza o estado.

O projeto destaca que Santa Catarina é o único estado brasileiro com nome feminino, tornando a homenagem ainda mais simbólica. A data, já celebrada em algumas cidades, seria unificada em todo o território catarinense.

Diácono Ricardo (PSD), em pé, é líder do governo e propôs requerimento que sugere a Alesc a criação de um feriado de Santa Catarina

Diácono Ricardo (PSD), em pé, é líder do governo e propôs requerimento que sugere à Alesc a criação de um feriado em homenagem à Santa Catarina – Foto: CMF/Divulgação/ND

“A data de 25 de novembro é o dia em que a igreja católica no mundo inteiro comemora o mártir de Santa Catarina de Alexandria”, detalha Diácono Ricardo. Ele ainda destaca que Santa Catarina é o único estado da Federação em que a data festiva do seu aniversário não é feriado.

Ele solicitou à Câmara Municipal de Florianópolis que encaminhe a documentação à presidência da Alesc. Agora, espera que os deputados possam levar a proposta do novo feriado estadual à discussão até a Casa Legislativa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.