A Força Aérea da China envia caças J-10 para o Norte da África para treinamento junto com os MiG-29M/M2s egípcios

Como parte do fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países, caças J-10 da Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) chegaram recentemente ao Egito para participar do exercício “Águias da Civilização-2025“. Nos próximos dias, caças chineses, apoiados por outros ativos aeroespaciais da PLAAF, conduzirão uma série de exercícios conjuntos com caças da Força Aérea Egípcia, incluindo MiG-29M/M2s de fabricação russa.

Oficialmente apelidado de “Águias da Civilização-2025“, o exercício conjunto reúne pela primeira vez no Egito alguns dos mais avançados e capazes meios de combate e apoio atualmente em serviço nas forças aéreas da China e do Egito, sendo este último o país anfitrião.

O Ministério da Defesa chinês enfatizou oficialmente que este treinamento combinado, que ocorrerá de meados de abril ao início de maio, “é de grande importância para promover a cooperação pragmática e fortalecer a confiança mútua e a amizade entre as duas forças armadas”.

De acordo com o Ministério da Defesa chinês, a PLAAF mobilizou um destacamento significativo de suas bases na China. Embora o foco esteja nos caças Chengdu J-10S (versão de dois assentos) e J-10C (assento único) — um dos mais modernos em serviço na China — outras plataformas também atraíram atenção após sua chegada ao Egito.

Entre elas, destaca-se a presença da aeronave de alerta aéreo antecipado e controle Shaanxi KJ-500, uma das mais modernas e capazes em serviço na PLAAF. Também é notável a implantação de uma das novas aeronaves de reabastecimento ar-ar YY-20A, baseada na aeronave de transporte estratégico Xi’an Y-20 Kunpeng.

A presença do YY-20A é de particular importância, pois permitiu que a PLAAF demonstrasse suas capacidades de projeção de poder a grandes distâncias do continente chinês, operando a milhares de quilômetros de suas bases e, ao mesmo tempo, demonstrando sua interoperabilidade com sistemas de combate de outras nações.

Por fim, vale destacar os exercícios aéreos combinados que o J-10S/C realizará ao lado de alguns dos caças mais modernos em serviço na Força Aérea Egípcia. Isso inclui o MiG-29M/M2 de fabricação russa, uma das variantes mais avançadas da família Fulcrum atualmente em serviço. De acordo com vários especialistas, esses caças são praticamente idênticos aos modelos MiG-35 e MiG-35UB que a Rússia promove para exportação.

A aquisição desses caças pelo Egito remonta a 2015, quando foi feito um pedido de um total de 46 unidades. Eles são equipados com o radar de metralhadora Zhuk-M1SE e o pod de mira T-220. Em termos de opções de armamento, esta variante do MiG-29 é capaz de empregar mísseis ar-ar R-77, mísseis antinavio subsônicos Kh-35 e supersônicos Kh-31, o míssil antirradiação Kh-31P e bombas guiadas por TV KAB-500Kr.

*Imagens: créditos a quem possa interessar.

Você pode estar interessado em: A Marinha da China avançaria na incorporação da segunda de suas novas fragatas furtivas Tipo 054B

La entrada A Força Aérea da China envia caças J-10 para o Norte da África para treinamento junto com os MiG-29M/M2s egípcios aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.