Philip Kotler é professor da ESPM

Philip Kotler, tido como um dos gurus da área de marketing, virou professor da brasileira ESPM, uma das referências brasileiras no campo.

O especialista americano, tido por muitos como o O “pai do marketing moderno” será um dos professores do curso “Strategic H2H Marketing”, com início marcado para fevereiro de 2025.

É o primeiro curso no Brasil que oferece aulas ao vivo com Kotler, destaca a ESPM.

“A ESPM tem uma longa trajetória de proximidade com Kotler que agora chega um novo capítulo com a oportunidade de oferecermos um curso em um formato nunca antes trabalhado no Brasil”, afirma Caio Bianchi, diretor dos cursos Dynamic da ESPM.

Parte do programa do curso deve girar em torno do livro “Marketing H2H: a jornada para o marketing human-to-human”, na qual Kotler prega uma nova visão de marketing, com foco no longo prazo e manutenção de relacionamentos com toda a comunidade no qual a empresa se insere. 

Voltado para gestores, CMOs e demais interessados, o curso tem um programa com duração de um semestre, com 32 encontros de três horas e um corpo discente exclusivo – são 40 vagas presenciais e 40 vagas online, garantindo um envolvimento e proximidade entre os participantes e os professores. 

A ESPM tem 12,6 mil alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1,1 mil funcionários estão distribuídos em quatro campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre. Possui quatro unidades regionais em Florianópolis, Chapecó, Goiânia e Salvador.

PALESTRA GRATUITA

Para bombar as matrículas, a ESPM promoverá uma palestra de Kotler gratuita e aberta ao público (ou, para ser marketeiro, uma “masterclass”) no dia 13 de novembro.

A programação conta com a presença de Marcos Bedendo, professor da ESPM e coautor da edição brasileira do livro “Marketing H2H”, e de Fernando Cesário, CMO da ESPM. Ao final, os CMOs convidados Renata Gomide, VP de Consumer do Grupo Boticário, Cesar Augusto Centrone Nicolau, Diretor de Marketing da Ipê, e Daniela Cachich, presidente de Beyond Co. na Ambev América do Sul, participam de uma mesa-redonda debatendo a evolução do marketing no dia a dia da gestão empresarial.

PORQUE KOTLER É O CARA

Philip Kotler é uma figura fundamental na área de marketing, na qual é autor de um livro que é um manual do segmento: Marketing Management. 

Kotler introduziu os “4 Ps” (Produto, Preço, Praça e Promoção), que continuam sendo uma estrutura-chave na educação de marketing mundialmente. 

Por outro lado, os críticos gostam de apontar que a abordagem de Kotler não chega a cobrir totalmente as necessidades do marketing moderno, no qual o digital é um aspecto central. 

No meio tempo surgiram novos modelos, inclusive inspirados abertamente em Kotler, como os “4 Cs” (Cliente, Custo, Conveniência e Comunicação), focam mais em estratégias centradas no cliente e no digital. 

O próprio Kotler adaptou-se, abordando tendências digitais e o engajamento do cliente em obras recentes, como Marketing 4.0 e Marketing 5.0, onde ele explora a transformação digital, a IA e o engajamento do cliente na era moderna.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.