Brasscom: diretora foca em educação

A Brasscom, entidade que agrupa as maiores empresas de tecnologia do país, anunciou Roberta Piozzi como sua nova diretora de projetos e parcerias em educação.

Há mais de 20 anos no mercado, a executiva chega do iFood, onde atuou como gerente de ESG com foco em educação.

Lá, permaneceu por quase três anos, passando ainda por cargos de coordenadoria de projetos na área.

Durante sua trajetória, também passou pelo Instituto Ismart, pela ComunitasBR, pela Agência Lynx e pela Associação Cidade Escola Aprendiz, com foco em projetos.

Nos últimos anos, a Brasscom lançou algumas iniciativas voltadas para formação de profissionais. Fazer elas decolar provavelmente será a tarefa de Piozzi.

Em 2022, a Brasscom lançou currículos de referência para o ensino superior em parceria com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), um dos principais centros de pesquisa e inovação no país.

A ideia é aproximar o currículo das universidades das necessidades das empresas, uma velha queixa das grandes empresas. Na época, foi dito que os planos envolveriam também o ensino médio no futuro. 

Em 2021, a Brasscom lançou um piloto com 100 alunos de um programa muito mais ambicioso, cuja meta seria reinar 156 mil desenvolvedores web. 

Não se ouviu falar mais nem de uma coisa, nem de outra. Projetos de formação de profissionais na casa dos milhares se tornaram comuns nos últimos anos, mas ninguém sabe o que eles alcançaram na prática. 

A Brasscom reúne 90 empresas, em diferentes níveis de associação. Entre os fundadores estão os pesos pesados da TI brasileira, como Totvs, BRQ e Tivit, além de multinacionais com presença forte no país como Capgemini, IBM e Accenture. No segundo tier, vem nomes como Embratel, Sonda, Cisco e Huawei. 

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