Lipedema: veja como aliviar os sintomas com este hábito saudável

O lipedema é uma condição crônica caracterizada por acúmulo desproporcional de gordura em membros inferiores e superiores, associada com a inflamação e disfunção do sistema linfático. Apesar da alimentação não ser a causa primária do problema, as escolhas alimentares influenciam na sua progressão.

Foto de pernas de duas mulheres com corpos diversos
FreePik

Estudos recentes indicam que uma dieta rica em aditivos químicos e conservantes em geral, carboidratos simples, refinados e gorduras trans podem aumentar a inflamação e agravar os sintomas.

Por outro lado, estratégias nutricionais anti-inflamatórias, controle glicêmico e suporte à microbiota intestinal podem ser benéficos para e melhora da qualidade de vida dos pacientes.

Quais são as possíveis causas do lipedema?

Embora comum, a causa exata da doença ainda não é totalmente esclarecida. Acredita-se que ela seja causada por fatores genéticos, assim como alterações hormonais na puberdade, gravidez ou menopausa.

Siga a Like Magazine no Instagram

Alimentos recomendados

Para a nutricionista Karla Maciel, os alimentos recomendados para quem sofre com o problema são aqueles ricos em ômega-3. Salmão, atum, semente de linhaça e chia são excelentes opções.

 Além disso, azeite de oliva extravirgem, frutas vermelhas (morangos e mirtilos), chá verde e semente de gergelim também podem contribuir com a manutenção da saúde.

Os carboidratos complexos também devem fazer parte da dieta. Para isso, vale investir em quinoa, aveia, batata doce, arroz integral, além de leguminosas como feijão, lentilha e grão de bico. As frutas de baixo índice glicêmico também são bem-vindas, como morango, kiwi e pêra.

Ouça a Like Magazine no Spotify

Lipedema e autoestima

O lipedema pode levar ao aumento de peso, especialmente nas áreas afetadas, devido ao acúmulo de gordura que não responde a dietas ou exercícios físicos convencionais. Essa condição pode impactar significativamente a autoestima feminina, uma vez que as alterações corporais podem gerar desconforto e insatisfação com a própria imagem.

Para lidar com os desafios impostos pelo lipedema, confira mais dicas estratégicas:

  • Escolha atividades físicas de baixo impacto: atividades como caminhada, natação e ioga melhoram a circulação e preservam as articulações, sem sobrecarregá-las.
  • Busque apoio psicológico: buscar suporte de profissionais de saúde mental pode auxiliar no enfrentamento dos desafios emocionais associados ao lipedema.
  • Cuide da sua pele: mantenha uma rotina de cuidados com a pele, incluindo hidratação adequada e massagens suaves.

O post Lipedema: veja como aliviar os sintomas com este hábito saudável apareceu primeiro em Like Magazine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.