É #FAKE que vídeo de Marine Le Pen rodeada por apoiadores tenha a ver com reação após condenação na França; gravação é de 2022


Legenda de vídeo viral leva a crer que líder da extrema direita foi recebida após Justiça local condená-la por desvio de verba de gabinete. Imagem engana ao mostrar vídeo de Marine Le Pen cercada por apoiadores, como se ele fosse atual
g1
Circula nas redes sociais um post com um vídeo da deputada francesa Marine Le Pen rodeada por apoiadores e uma legenda sugerindo que o ato aconteceu depois de a líder da extrema direita ter sido condenada pela Justiça local, em 31 de março de 2025. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 O que diz a publicação?
Um post de dia 31 de março de 2025 no X exibe um vídeo de Marine Le Pen vestindo um casaco cinza e uma blusa azul, sendo saudada na porta de um edifício por um grande grupo de apoiadores. A legenda da publicação é a seguinte: “O povo francês AMA Marine Le Pen e exige que seu veredito de ‘Culpada’ seja imediatamente derrubado!”.
Uma outra publicação que compartilhou o vídeo tem a mesma legenda, só que em inglês, e chegou a 1 milhão de visualizações.
⚠️ Por que a publicação é mentirosa?
Diferentemente do que o post mentiroso faz crer, o vídeo exibe um ato político ocorrido em abril de 2022, quando Marine Le Pen era a candidata à Presidência da República pelo Partido Reagrupamento Nacional (RN).
Ou seja, o encontro de Marine Le Pen com os apoiadores registrado na gravação ocorreu praticamente três anos antes de a líder da extrema direita francesa ter sido condenada na Justiça em uma investigação sobre desvio de verbas de gabinete, enquanto ela representava a França no Parlamento Europeu. Ainda cabe recurso à decisão.
Para descobrir a data exata da gravação, o Fato ou Fake selecionou frames (imagens estáticas) do vídeo e fez uma busca reversa no Google Lens, ferramenta que aponta a origem de fotos na internet. Os resultados apontaram que o mesmo registro foi divulgado na conta oficial de Marine Le Pen, com a data de 8 de abril de 2022 – dois dias antes do 1º turno daquela disputa presidencial, na qual a então candidata terminaria em segundo lugar, atrás de Emanuel Macron.
Em 6 de abril de 2025, uma semana após a sua condenação de Marine Le Pen, ocorreu uma manifestação favoráverel a ela em Paris, no local onde fica o tribunal. A líder de extrema direita compareceu discursou no ato com uma roupa diferente da vista vídeo fake, mas não chegou a cumprimentar os apoiadores. Na ocasião, Le Pen disse que não “permitiria que a eleição francesa seja roubada”.
Marine Le Pen concede entrevista à TV TF1, da França, após ser declarada inelegível, em 31 de março de 2025
Thomas Samson/Pool via Reuters
Imagem engana ao mostrar vídeo de Marine Le Pen cercada por apoiadores, como se ele fosse atual
g1
Veja também
É #FATO vídeo que mostra cachorro escondendo pintinho na boca
É #FATO vídeo que mostra cachorro escondendo pintinho na boca
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.