Forças Armadas da Rússia continuam repondo equipamentos perdidos na Ucrânia com a recepção de um novo lote de veículos blindados BMP-3

Como vem sendo relatado sucessivamente pelo complexo militar russo, o Exército da Rússia recebeu um novo lote de veículos de combate de infantaria (IFV) BMP-3, presumivelmente para repor as perdas sofridas nos mais de três anos de conflito na Ucrânia. A informação, divulgada pela Rostec há alguns dias, marca o segundo lote recebido pelas forças militares no corrente ano de 2025.

Embora não haja números exatos, diversas estimativas de fontes ocidentais indicam que o Exército Russo perdeu, somando unidades destruídas ou capturadas, um total superior a 7.500 veículos de combate de infantaria, dos quais 700 pertencem ao modelo BMP-3.

Diante dessa situação, o complexo militar russo vem realizando grandes esforços para repor essas perdas operacionais com a entrega de lotes sucessivos, conforme tem sido registrado.

Nesse sentido, autoridades russas têm destacado o aumento contínuo na produção de veículos blindados. Nas palavras de Bekjan Ozdoev, diretor industrial do cluster de armamentos, munições e química especial da corporação estatal Rostec, ele ressaltou que: “Em março, o conglomerado High Precision Systems aumentou em 10% a produção de veículos de combate em comparação com os primeiros meses do ano em curso. No total, desde 2022, a produção de veículos blindados leves na Rostec praticamente triplicou”.

Quanto a esta última entrega, cujos números não foram especificados, trata-se de um novo lote de veículos de combate de infantaria BMP-3, equipados com “…kits para reforço de blindagem, telas de malha, bem como ‘grelhas’ antidrones que podem ser rapidamente instaladas e removidas. Os veículos estão equipados com ‘Nakidka’, kits projetados para reduzir a visibilidade nos espectros térmico e de radar, fabricados com material antichamas. Isso melhora a sobrevivência do equipamento em condições de combate”, conforme detalhado pela High Precision Systems.

Embora não tenha sido mencionado no comunicado oficial, a referência aos diversos sistemas e kits de proteção nos IFVs leva a crer que os blindados entregues correspondem ao modelo mais moderno do BMP-3, denominado “BMP-3M”, que incorpora uma nova mira Sodema (com telêmetro a laser), além de um novo kit de blindagem reativa e a instalação do moderno motor UTD-32, com potência de 660 HP.

*Imagens utilizadas apenas para fins ilustrativos.

La entrada Forças Armadas da Rússia continuam repondo equipamentos perdidos na Ucrânia com a recepção de um novo lote de veículos blindados BMP-3 aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.