Foi revelado o desenvolvimento de um novo sistema antidrone inovador para equipar as Forças Armadas Chinesas

A República Popular da China teria revelado um novo sistema de armas antidrones e antimísseis para suas forças armadas, que o fabricante afirma ser o primeiro do tipo no mundo. Este protótipo, ainda sem nome oficial, foi revelado na última edição da revista Modern Weaponry, publicação que detalha os potenciais recursos e capacidades que o sistema pode oferecer em resposta às ameaças contemporâneas.

De acordo com a declaração do fabricante na revista, o sistema funcionaria lançando projéteis que criariam uma barreira e cobririam todas as trajetórias dos alvos que se aproximassem. Esse mecanismo permitiria uma interceptação eficaz usando o conceito “plano-ponto“, diferentemente das armas convencionais que empregam uma interceptação “ponto-a-ponto“. No primeiro caso, em vez de buscar uma colisão em um único ponto calculado, a interceptação é realizada dentro de um plano (superfície imaginária) que intercepta a trajetória do alvo.

Um desenvolvimento sem precedentes

Este sistema de curto alcance, projetado para combater ameaças como enxames de drones, conta com 16 canhões dispostos de forma compacta e munição de design exclusivo. Suas características incluem velocidade de recarga, alta densidade de fogo, tamanho de barragem controlável, poder destrutivo e capacidade de acompanhar tropas em manobras.

De acordo com as declarações do designer citadas na revista, o sistema de armas antidrone passou por vários testes contra enxames de drones, e os resultados mostraram que ele pode derrubar todos os drones pequenos com uma única barragem. Além de suas capacidades antidrone, o protótipo também pode interceptar munições lançadas do ar em alta velocidade, como mísseis. Ele também é capaz de neutralizar foguetes, morteiros e obuses, ou usá-lo para atacar alvos terrestres ou marítimos, se necessário.

Além disso, o equipamento conta com um sistema modular, permitindo sua instalação em caminhões, veículos blindados de esteira ou sobre rodas, bem como em navios de guerra. Essa flexibilidade garante integração perfeita à infraestrutura militar existente e adaptação a diversos ambientes operacionais.

Analistas ressaltam que o sistema é caracterizado por sua relação custo-benefício e capacidades duplas contra enxames de drones e mísseis, posicionando-o para os mercados doméstico e internacional. Esse avanço tecnológico reflete o compromisso da China com tecnologias de defesa aérea mais avançadas, levando em consideração o contexto atual da região e seus interesses nacionais.

Por fim, por meio de outros Sistemas Aéreos Não Tripulados Antidrones (C-UAS), empresas ocidentais estão desenvolvendo sistemas que se assemelham aos da China. Esse é o exemplo dos novos sistemas integrados aos veículos blindados multifuncionais AMPV do Exército dos EUA, onde a BAE Systems está desenvolvendo uma versão equipada com um novo sistema móvel de defesa aérea de curto alcance (MSHORAD).

Você pode estar interessado em: Enquanto os EUA mantêm o véu sobre o F-47, a China intensifica os voos de teste do avião furtivo J-36 com o qual pretende equipar sua Força Aérea

La entrada Foi revelado o desenvolvimento de um novo sistema antidrone inovador para equipar as Forças Armadas Chinesas aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.