ACI-LAC concede certificação internacional para mais seis aeroportos no Brasil

ACI-LAC concede certificação internacional para mais seis aeroportos no Brasil

O Conselho Internacional de Aeroportos para América Latina e Caribe (ACI-LAC) informaou que os seis aeroportos operados por Aena Brasil na região nordeste do Brasil acabam de receber a certificação ACI Airport Carbon Accreditation no nível 1. Este nível é concedido a aeroportos que mapeiam sua pegada de carbono, identificam as fontes emissoras e calculam as emissões anuais. Os terminais certificados foram o Aeroporto Internacional do Recife, Aeroporto Internacional de Maceió, Aeroporto Internacional de João Pessoa, Aeroporto Internacional de Aracaju, Aeroporto de Campina Grande e Aeroporto de Juazeiro do Norte.

A certificação é resultado de um trabalho que contempla os inventários das emissões diretas dos aeroportos, como as provenientes de veículos e equipamentos próprios. Em 2024, foi concluído o inventário completo de GEE, com ano-base 2023. O inventário de 2025, com dados de 2024, foi submetido à verificação independente por meio da contratação da ABNT, única verificadora brasileira filiada à ACI.

A adesão dos aeroportos do nordeste sob administração de Aena Brasil ao programa Airport Carbon Accreditation é parte da implantação do Plano de Ação Climática (PAC) da operadora, que prevê para os próximos anos investimentos de mais de R$260 milhões na substituição da frota interna por veículos com energia limpa, aumento da eficiência energética , implantação de usinas fotovoltaicas e outras ações que 100% da eletricidade dos terminais tenha origem em fontes renováveis, gestão de resíduos, tratamento de efluentes, compensação de emissões, incentivo ao uso de SAF (Sustainable Aviation Fuel), além de programas de conscientização e governança para o fortalecimento das ações educativas sobre mudanças climáticas. A intenção de Aena Brasil é que o cumprimento gradual das metas impulsione a evolução da operadora para que alcance o nível 2 do Programa ACA até 2026.

Sobre o ACI Airport Carbon Accreditation

O programa ACI Airport Carbon Accreditation conta atualmente com mais de 600 aeroportos certificados em 95 países. Na América Latina e Caribe, são 99 os aeroportos membros de ACI-LAC que estão ativamente comprometidos com a ação climática. Entre eles, além dos seis aeroportos operados por Aena Brasil, mais oito estão localizados no Brasil: Aeroporto Santos Dumont (nível 1); Aeroporto Internacional de Brasília, Aeroporto Internacional de Vitória e Aeroporto de Macaé (nível 2); Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro e Aeroporto Internacional de Salvador (nível 3); Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (nível 3+) e Aeroporto Internacional de Florianópolis (nível 4).

O ACI Airport Carbon Accreditation é o único programa global de certificação para o gerenciamento de carbono aprovado para aeroportos. Ele avalia e reconhece de forma independente os esforços dos aeroportos para gerenciar e reduzir suas emissões de carbono por meio de 7 níveis de certificação:

Nível 1: Aeroporto mapeia sua pegada de carbono, identifica as fontes e calcula as emissões anuais.

Nível 2: Aeroporto comprova a redução de emissões com evidências de procedimentos e cumprimento de metas para a gestão de carbono.

Nível 3: Aeroporto amplia o escopo de redução de emissões e envolve terceiros no processo.

Nível 3+: Aeroporto cumpre os requisitos das etapas anteriores e compensa as emissões restantes com créditos de carbono.

Nível 4: Aeroporto define estratégia de gestão de carbono de longo prazo orientada para a redução absoluta de emissões.

Nível 4+: Além de cumprir as etapas anteriores, aeroporto compensa as emissões de carbono residuais sobre as quais tem controle.

Nível 5: Nível mais alto do programa. Aeroportos mantém ≥ 90% de reduções absolutas de emissões de CO₂ no escopo 1 e 2 e se compromete com o Net Zero no Escopo 3 até 2050 ou antes. Compensa as emissões restantes com crédito de carbono e impulsiona terceiros a reduzir emissões de acordo com o compromisso setorial.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.