Quem deseja a estabilidade e os benefícios da carreira militar já pode ir se preparando. Isso porque, a Marinha do Brasil já lançou edital com 174 vagas para nível superior em diversas áreas, com salários iniciais de R$ 9.070,60. As inscrições estarão abertas de 30 de abril a 14 de maio, e os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet site de Seleção do Pessoal da Marinha, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 140,00.
Clique aqui para acompanhar a abertura de inscrição
Vagas
O concurso público oferece vagas para ambos os sexos em diversas especialidades, desde a área da saúde até a engenharia e apoio técnico. Para o quadro de dentistas, há vagas distribuídas entre as especialidades de Endodontia, Implantodontia, Ortodontia e Prótese Dentária. Ainda na área da saúde, existem oportunidades para enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e médica.
Já para engenharia, as oportunidades são para civil, produção, sistemas de computação, telecomunicações, elétrica, eletrônica, mecânica, mecânica aeronáutica, mecatrônica, nuclear e química.
Para Corpo Auxiliar, as vagas são nas áreas de arqueologia, comunicação social, direito, estatística, história, informática, letras, oceanografia, pedagogia, psicologia, serviço social e segurança do tráfego aquaviário. Ainda há vaga para pastor e capelães.
Pré-requisitos e provas
Para concorrer a uma das vagas, os candidatos devem possuir nível superior na área específica e altura entre 1,54m e 2m. A idade máxima permitida é de 35 anos até 30 de junho de 2026, com exceção para Capelães, cuja idade varia de 30 a 40 anos.
O concurso será composto por diversas etapas, incluindo provas escritas objetivas e discursivas, redação, tradução de texto e eventos complementares. A segunda fase consiste em uma prova escrita discursiva e uma tradução de texto, com duração de cinco horas. A redação, de caráter dissertativo, abordará temas relevantes para a Administração Naval.
Os eventos complementares incluem a verificação de dados biográficos, inspeção de saúde, teste de aptidão física, prova de títulos, avaliação psicológica e verificação de documentos. O teste de aptidão física consistirá em provas de natação e corrida (2.400 metros).