Morre consagrado cineasta alagoano Cacá Diegues aos 84 anos

O cineasta alagoano Cacá Diegues faleceu, aos 84 anos, nesta sexta-feira (14/2). Ele tinha 84 anos e morreu após complicações em uma cirurgia. Carlos José Fontes Diegues nasceu em Maceió no dia 19 de maio de 1940. 

Ao lado de Glauber Rocha, Cacá Diegues foi um dos fundadores do Cinema Novo, que foi um movimento cinematográfico brasileiro, destacado pela sua crítica à desigualdade social que se tornou proeminente no Brasil durante os anos 1960 e 1970. O movimento se formou em resposta à instabilidade racial e classista no Brasil.

Diegues fez mais de 20 filmes ao longo da carreira como cineasta. Os mais populares são “Xica da Silva”, “Bye Bye Brasil” , “Veja esta canção” , Tieta do Agreste” e “Deus é Brasileiro”

O cineasta também foi participante da Academia Brasileira de Letras (ABL), ele ocupava a cadeira 7 que antes era também cineasta Nelson Pereira dos Santos. Os dois eram amigos.

Cacá era casado com a produtora de cinema Renata Almeida Magalhães, era pai de quatros filhos. O cineasta deixa três netos.

*Com informações do G1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.