Argélia anuncia a compra da versão de exportação do caça furtivo Su-57 que equipa as Forças Aeroespaciais Russas

Finalmente, o mistério sobre quem é o primeiro comprador internacional da versão de exportação do caça furtivo Sukhoi Su-57, que equipa as Forças Aeroespaciais Russas, parece ter sido desvendado. Um recente relatório publicado pela televisão oficial da Argélia afirma que o país do norte da África confirmou a compra dos novos aviões de quinta geração fabricados pela Rússia. A informação vem acompanhada de vários anúncios feitos por funcionários da Rosoboronexport no final de 2024 e no contexto da Feira Internacional Aero India, realizada no país asiático desde segunda-feira, 14 de fevereiro.

Como foi reportado várias vezes, nos últimos meses e anos, a United Aircraft Corporation (UAC), juntamente com a agência estatal Rosoboronexport, tem promovido uma campanha internacional de promoção do Sukhoi Su-57, o caça mais moderno fabricado pela Rússia. Isso levou à apresentação da aeronave de quinta geração no Zhuhai Air Show, realizado em novembro do ano passado, e, mais recentemente, no Aero India 2025.

As ocasiões foram aproveitadas pelos funcionários russos para fornecer atualizações sobre o caça russo mais moderno, saído das linhas de produção da planta de Komsomolsk-on-Amur. Durante o último festival aéreo na China, a Rosoboronexport indicou que havia alcançado o primeiro contrato de venda da versão de exportação do Felon (designação dada pela OTAN). Mais recentemente, no contexto do Aero India, deram um passo adiante ao afirmar que as primeiras entregas a esse primeiro cliente ocorreriam ainda este ano.

Desde que essas afirmações foram feitas em novembro de 2024, várias especulações surgiram sobre esse misterioso primeiro cliente, com suposições sobre países do Oriente Médio, Ásia e norte da África. Este último caso parece ser o local de onde o mistério foi desvendado.

Hoje, a televisão estatal da Argélia anunciou que o país é o primeiro cliente internacional da versão de exportação do Su-57, oficialmente denominada Su-57E. Foi até mencionado que os primeiros grupos de pilotos já estão na Rússia recebendo seus respectivos cursos e treinamento com a aeronave de quinta geração. No entanto, o relatório que se tornou viral nas últimas horas não revela o número de exemplares adquiridos pelo país africano.

Além do número total de aeronaves a ser incorporado, especula-se que o primeiro lote seja composto por seis unidades, e as dúvidas geradas em relação à capacidade do complexo industrial russo para atender à demanda de clientes potenciais de exportação, a incorporação do Su-57E significa um salto nas capacidades da Força Aérea da Argélia.

Atualmente, devido às suas históricas relações com a Rússia, a espinha dorsal da sua aviação de combate é composta por 63 Su-30MKA e 40 MiG-29S/M/M2. Também estão listados aviões de reconhecimento e ataque Su-24MK2 e treinadores avançados Yak-130, sendo estes últimos de grande importância na futura adoção do Su-57E.

No contexto regional do norte da África, isso representa um alerta para os vizinhos da Argélia, como o Marrocos, país com o qual mantém grandes diferenças e disputas sobre territórios no Saara Ocidental. A aquisição dos caças de quinta geração de origem russa também pode ser vista como uma resposta aos planos de modernização da Força Aérea Marroquina, que está em processo de atualização de seus F-16 para o Block 70, além de outros programas de reequilíbrio que têm como principal fornecedor os Estados Unidos.

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