Juliana Pavan participa de Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, em Brasília

A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, está em Brasília, para participar do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, que começa nesta terça-feira (11) e vai até quinta-feira (13). 

O evento é promovido pelo governo federal e tem como meta aproximar ministérios e órgãos governamentais dos municípios, com o objetivo de facilitar o acesso a informações essenciais, ferramentas e recursos voltados aos novos gestores.

O secretário de Gabinete de Juliana Pavan, Leandro Índio da Silva disse que além de participar do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, Juliana visitará políticos como Esperidião Amin e Valdir Cobalchini. 

“Também estamos tentando agenda na direção geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) porque queremos reforçar as prioridades de Balneário Camboriú, que precisam estar incluídas na revisão do contrato de concessão do trecho norte da BR-101, que a ANTT está fazendo. A própria Fiesc havia feito levantamento das audiências públicas de 2024, as quais o ex-prefeito (Fabrício Oliveira) não participou, e que a prefeita ratificou as sugestões da Fiesc do ponto de vista de questões estruturais e vai apresentar pedidos mais específicos de Balneário Camboriú”, explicou.

Segundo o secretário de Gabinete, algumas solicitações serão, por exemplo, que entre os km 137 e km 138 no sentido Balneário Camboriú-Joinville, onde há 700m entre o trevo do Bairro São Judas Tadeu e o Hotel Cotone, seja ratificada mais uma etapa da Marginal. 

“Pois hoje você sai do túnel, entra na BR, para na frente entrar na marginal de novo. A Juliana vai pedir essa obra – porque esse conjunto de obras precisa estar elencado em novo contrato de concessão para o município cobrar e fiscalizar. A prefeita também vai apresentar além do estudo da Fiesc outros 6 pontos que entende que são estratégicos para a mobilidade, incluindo a previsão de um viaduto no km 127 entre Balneário Camboriú e Itajaí, para que o projeto contemple o viaduto que vai ser indutor de mobilidade fazendo conexão com o novo acesso norte via Bairro Ariribá”, completou.

Mais pedidos

A prefeita levou na bagagem várias outras demandas, entre elas,o pedido de recomposição do teto de média e alta complexidade da saúde municipal; recursos para viabilizar o  

Parque Inundável, que atenderá Balneário e Camboriú, além de projetos na área da Educação e Habitação. O último projeto de habitação social de Balneário Camboriú tem 20 anos.

Madrugadões serão quinzenais

Nesta segunda-feira (10) o secretariado pôde dormir um pouco mais, porque não houve a reunião das 6h30. Segundo Índio, estes encontros agora serão quinzenais.

O último foi no Parque Raimundo Malta, no Bairro dos Municípios, e o próximo, marcado para segunda-feira (17), será no Centro Comunitário do Bairro da Barra. 

Antes de viajar à Brasília, a prefeita visitou escolas municipais, acompanhando o início do ano letivo em algumas unidades.

Divulgação/PMBC

Demandas da educação

Sobre as demandas da educação, Índio citou que a Secretaria de Educação está resolvendo a questão da contratação de professores auxiliares para crianças com necessidades especiais, que foram convocados do processo seletivo e até quinta-feira (13) todos devem estar em sala de aula. 

Além disso, há desafios estruturais – segundo Índio, o corpo docente relatou que desde outubro (eleições), as unidades de ensino estão sem manutenção mínima. Por isso, estão com equipe focando na rede elétrica, que também acaba impactando nos aparelhos de ar condicionado e outros reparos de caráter emergencial. Por exemplo, o NEI Sementes do Amanhã estava sem porta no banheiro feminino das crianças.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.