Primeira Ferrari de Michael Schumacher é Vendida em Leilão Exclusivo

A Ferrari F355 GTS de 1996, que pertenceu a Michael Schumacher, foi recentemente vendida em um leilão secreto realizado pela renomada casa RM Sotheby’s. O valor da transação permanece um mistério, mas, dado o histórico do carro e sua ligação com o lendário piloto, espera-se que tenha ultrapassado a marca de modelos similares já leiloados.

O modelo, que se tornou um verdadeiro ícone dos anos 90, representa um dos momentos mais importantes da trajetória de Schumacher, marcando sua chegada à Ferrari. Com assinatura do próprio piloto no encosto do banco, a máquina se tornou ainda mais desejada por colecionadores e fãs do automobilismo.

A História da Ferrari de Schumacher

O esportivo foi entregue originalmente à Weber Management GmbH, empresa de gerenciamento do empresário Willi Weber, em 30 de abril de 1996, apenas dois dias depois do Grande Prêmio da Europa, disputado em Nürburgring, onde Schumacher garantiu um segundo lugar. O carro foi amplamente utilizado pelo piloto em Mônaco, onde ele possuía residência. A primeira revisão registrada foi realizada em uma concessionária Ferrari local, quando o veículo marcava 1.639 km rodados.

Não se sabe ao certo quanto tempo Schumacher manteve a F355 GTS, mas em 2002 a Ferrari foi repassada para Pierre Valentin, morador de Mougins, na França. Dois anos depois, o carro passou para as mãos do atual proprietário, que decidiu enviá-lo para a certificação oficial da Ferrari Classiche em 2020. Embora tenha recebido esse certificado, o modelo não mantém seu motor original, um detalhe que pode influenciar seu valor de mercado entre os colecionadores mais puristas.

Um Esportivo com História e Exclusividade

A Ferrari F355 GTS é um dos modelos mais icônicos da marca italiana, destacando-se pelo design aerodinâmico refinado e desempenho impressionante. Equipado com um motor V8 de 3.5 litros, o modelo entrega 381 cv de potência e 37 kgfm de torque, permitindo que o carro alcance uma velocidade máxima de 295 km/h e acelere de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos.

O grande diferencial da unidade que pertenceu a Schumacher está nos detalhes personalizados, como a carroceria na cor Blu Le Mans, um tom sofisticado e pouco comum para os modelos da época, e o interior revestido em couro de tonalidade creme, que reflete o gosto pessoal do piloto alemão.

Além disso, o esportivo conta com um dos elementos mais cobiçados pelos puristas: o câmbio manual de seis marchas, que proporciona uma experiência de condução visceral e conectada ao motorista.

Manutenção e Atualizações

Antes de ser leiloada, a Ferrari passou por uma manutenção completa para garantir sua autenticidade e funcionalidade. O serviço mais recente foi realizado em setembro de 2024, quando o modelo recebeu um novo para-brisa, substituição das pastilhas de freio traseiras, trocas de correias dentadas e velas de ignição, além de uma nova bateria e restauração do painel de instrumentos.

Mesmo sem a revelação do valor final de venda, é certo que esta unidade teve um preço muito acima do padrão. Como referência, um exemplar similar, mas sem histórico ligado a Schumacher, já foi arrematado em um leilão por US$ 307 mil (cerca de R$ 1,8 milhão). A autenticidade e o passado ilustre da F355 GTS de Schumacher certamente elevaram esse montante.

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