Diante da onda de calor, refúgios para se refrescar na região devem lotar no fim de semana

A onda de calor no Rio Grande do Sul se estende até segunda (10). O Inmet renovou aviso vermelho de grande perigo para o estado.
Com isso, o calorão que atinge grande parte do estado do Rio Grande do Sul deve persistir, pelo menos, até a próxima segunda-feira (10), às 20h, segundo o novo aviso vermelho de grande perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A tendência é que os termômetros na região ultrapassem os 40°C. Entre as cidades mais afetadas está Alegrete. Com as altas temperaturas os locais com água, parques, piscinas e rios devem continuar recebendo banhistas num refúgio para espantar o calor.

No município existem locais privados que cobram Day Use, a popular diária. São locais com hospedagem, piscinas. Também bastante frequentadas, as piscinas de clubes. Fora isso, algumas pessoas procuram locais no Rio Ibirapuitã, que circunda a cidade. O Balneário Caverá, no arroio Caverá é um dos pontos tradicionais. Embora a área seja privada, tem recebido centenas de pessoas aos finais de semana.

O local carece de infraestrutura. A área privada oferece um bar, churrasqueira e um banheiro. No último final de semana houve reclamação em redes sociais quanto ao balneário. A reportagem buscou informações e conforme já veiculado em reportagem anterior, os proprietários não têm ingerência sobre o balneário. Por ser área particular, não têm obrigação de ofertar as condições ideais para atender os banhistas que frequentam o local.

Na vizinha cidade de Manoel Viana o Balneário Rainha do Sol tem se destacado com excelente infraestrutura para os visitantes. Com cobrança de ingressos e acampamentos, o local recebe um numeroso público a cada semana. Já se consolidou com uma das maiores e melhores temporadas, segundo o município.

Conforme o Metsul entre sexta-feira (07) e a próxima terça-feira (11), a temperatura máxima em Alegrete vai oscilar entre 37ºC e 42ºC. De acordo com dados das estações SGB/ANA, o Rio Ibirapuitã em Alegrete apresentava a cota de 75 cm, em 2022 nesse mesmo período chegou a 65 cm.

O Rio Ibicuí em Manoel Viana registrou na sexta o nível de 134 cm no período da manhã. Em 2022, chegou a 84 cm. No município de Uruguaiana o Rio Uruguai que em 2022 no forte da estiagem chegou a 75 cm, estava com cota de 181 cm na sexta-feira. O Rio Quaraí, a cidade recordista de altas temperaturas, o rio apontou o nível de 37 cm. Em 2022, chegou aos 32 cm.

Na Praia das Areias Brancas em Rosário do Sul, no Rio Santa Maria, o nível era crítico com -76. No forte do verão de 2022 alcançou a triste marca de -99 cm abaixo do seu nível.

Devido às altas temperaturas  é fundamental redobrar os cuidados com a saúde e o bem-estar.

– Mantenha-se hidratado, bebendo água regularmente.
– Se possível evite exposição ao sol nos períodos mais quentes do dia (10h-16h).
– Use protetor solar, roupas leves e frescas.
– Busque locais arejados e com boa ventilação.
– Proteja grupos vulneráveis: cuide de crianças e idosos mantendo-os em locais frescos e ventilados.

Atenção aos sinais de insolação, como tontura, fadiga e dor de cabeça.

Cuidados com os animais domésticos:

– Mantenha-se hidratado e ofereça água fresca aos pets constantemente.
– Evite passeios nos horários mais quentes (o asfalto pode queimar as patinhas).
– Não deixe animais em locais fechados e sem ventilação, como carros e varandas sem sombra.
– Ofereça abrigo em áreas sombreadas e ventiladas.
– Fique atento a sinais de superaquecimento, como respiração ofegante excessiva e fraqueza.

Recomendações:

  • Entre na água apenas em local com condição PRÓPRIA para o banho. 
  • Evite tomar banho em época chuvosa, nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, em períodos de cheia dos rios ou em canais pluviais, saídas de córregos ou rios que afluem nas praias, pois as águas podem estar contaminadas por esgotos domésticos. 
  • Não tome banho em locais com concentração de algas, pois podem conter toxinas prejudiciais à saúde.
  • Atenção especial com crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade

O post Diante da onda de calor, refúgios para se refrescar na região devem lotar no fim de semana apareceu primeiro em Alegrete Tudo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.